Doutores da Alegria levam blocos às ruas e hospitais do Recife
Os “besteirologistas” dos Doutores da Alegria do Recife já estão em ritmo de Carnaval. Como já é habitual na folia pernambucana, a ONG prepara para seus dois eventos tradicionais para fevereiro: a sétima edição do Bloco do Miolo Mole – O Bloco Mais Bobo do Mundo; e, pelo quarto ano consecutivo, o Bloco do Miolinho Mole – O Bloco Mais Bobinho do Mundo, com visitas aos hospitais atendidos pela organização na cidade. Este ano, os dois eventos contarão com a presença do fundador e coordenador geral dos Doutores da Alegria, Wellington Nogueira.
Desta vez, o Bloco do Miolo Mole terá sua prévia e desfile no mesmo dia: 11 de fevereiro. A “Menor Prévia do Mundo” acontece às 17h, na Casa da Moeda (Rua da Moeda, 150); e o bloco desfila na sequencia, às 20h, trazendo DJs, maracatu de palhaços, a Orquestra Camará e show de samba com Gerlane Lopes. A baliza este ano será a Dra. Lalá Siqueira, médica que atende em dois hospitais atualmente visitados pelos Doutores da Alegria.
Os interessados em participar da festa podem adquirir o kit do bloco – uma camiseta e uma tiara – no valor de R$ 12 (infantil) e R$ 15 (adulto), já à venda na sede dos Doutores da Alegria (Av. Eng. Domingos Ferreira, 2215 – sala 102).
O Bloco do Miolo Mole foi criado em 2004, a partir do grupo de palhaços dos Doutores da Alegria do Recife, que se reuniram em frente ao Bar Royal. Em sua primeira edição, dois dias antes do “Galo da Madrugada”, arrastou uma multidão de palhaços, circenses, atores e foliões, todos com o adereço que dá nome ao bloco e simboliza sua filosofia – “Cabeça dura tem cura!”. Atualmente é marca registrada na cidade, colaborando com a recuperação de suas raízes carnavalescas.
Miolinho Mole – Já o Bloco do Miolinho Mole chega ao seu quarto ano, levando o Carnaval aos hospitais em que os Doutores atuam: Hospital Barão de Lucena (08/02), Hospital Oswaldo Cruz (09/02), Hospital da Restauração (10/02) e IMIP (11/02). O cortejo tem por tradição unir as crianças internadas, os pais e os profissionais de saúde.
Doutores da Alegria – é uma organização da sociedade civil cuja missão é promover e experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. Suas receitas são provenientes de doações de empresas e pessoas físicas. A organização também conta com um núcleo de pesquisa dedicado à arte do palhaço, com foco na produção de conhecimento e criações artísticas, e com a Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, com cursos voltados a públicos diversos.
Com um elenco de cerca de 45 palhaços profissionais que atuam em 14 hospitais em São Paulo, Recife e Belo Horizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. Em 2010, retomará suas atividades nos hospitais do Rio de Janeiro, em cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil daquele estado.
A organização, fundada pelo ator Wellington Nogueira, em 1991, recebeu o Prêmio Criança 1997 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e foi incluída três vezes na lista das 100 melhores .