Destaques Saúde Últimas Notícias

​Rede estadual de Saúde preparada para o Carnaval

Pernambuco terá sua rede estadual de Saúde reforçada durante a folia de Momo deste ano. Mais de 4 mil pessoas estarão envolvidas nas ações realizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior, com o intuito de garantir um Carnaval tranquilo para os foliões pernambucanos e turistas e o atendimento de qualidade para os casos de urgência. Só nos hospitais da rede serão 3.498 profissionais, entre médicos e outras carreiras de nível superior e médio, como enfermagem, nutrição, fisioterapia e técnicos de enfermagem. Outras 500 pessoas estarão envolvidas no monitoramento da rede na Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Laboratório Central de Saúde (Lacen-PE), Vigilância em Saúde, Serviço de Verificação de Óbito (SVO), na regulação dos pacientes para os serviços da rede e nas atividades de prevenção às DST/Aids.

Nas unidades da rede estadual, 309 médicos reforçarão os plantões de Carnaval. Eles atenderão nos hospitais Barão de Lucena, Agamenon Magalhães,  Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Geral de Areias, Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Belarmino Correia (Goiana), Regional do Agreste (Caruaru), Prof. Agamenon Magalhães (Serra Talhada), Inácio de Sá (Salgueiro), José Fernandes Salsa (Limoeiro) e Ruy de Barros Correia (Arcoverde). Outros 713 profissionais de nível superior e 2.466 de nível médio completam as escalas das unidades.

“Pernambuco tem um Carnaval muito tradicional, uma das manifestações culturais mais importantes do país e que recebe muitos turistas. Por isso, estamos investindo na estruturação da rede e na comunicação para que os turistas e a população possam vir ao nosso Estado, brincar o Carnaval e receberem as informações, tendo o conhecimento dos cuidados que precisam ser tomados e sabendo que estamos garantindo a assistência, caso seja necessário. Também estamos trabalhando junto aos municípios para que as ações de combate ao Aedes aegypti sejam realizadas e reforçadas durante este momento de grande aglomeração nos focos de folia. Nossa expectativa é de que o folião aproveite a festa com muita saúde”, ressalta o secretário Iran Costa.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 2,35 milhões para o pagamento dos profissionais e para os quatro mutirões de cirurgias ortopédicas que foram realizados entre o final do mês de dezembro e de janeiro para desafogar as grandes emergências, beneficiando 161 pacientes. Além disso, a rede estadual de saúde conta com 1.026 leitos de retaguarda, sendo 43 de desintoxicação no Hospital da Mirueira.

MONITORAMENTO
Pelo quinto ano consecutivo, a SES utilizará equipamentos portáteis para monitorar em tempo real os atendimentos durante o Galo da Madrugada. Neste dia, todos os profissionais estarão portando equipamentos móveis (tablets) conectados ao software Ambiente de Monitoramento de Risco (AMBER). A equipe da vigilância epidemiológica, vinculada ao Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS),  estará coletando e analisando as informações sobre doenças e agravos dos pacientes (sinais, sintomas e hipóteses diagnósticas) atendidos durante o Galo, como intuito de verificar se ocorre algo atípico nas ocorrências para agilizar a resolução da situação.

Os técnicos estarão nas UPAs da Imbiribeira, Torrões e Caxangá; e nos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas e Universitário Oswaldo Cruz, além dos cinco pontos de atendimento do Samu no percurso do Galo: Sérgio Loreto, Dantas Barreto, Pátio do Carmo, Rua do Sol e Centro de Saúde Recife, mais a Central 192.

Nos demais dias do Carnaval, haverá monitoramento de doenças infecciosas no Imip, Barão de Lucena, Oswaldo Cruz e Correia Picanço.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Durantes os cinco dias do Carnaval, 128 profissionais da Vigilância Epidemiológica estarão distribuídos em todo o Estado para investigar possíveis surtos. O grupo terá o apoio de 150 técnicos do Lacen-PE, que estará de prontidão para receber os exames para diagnósticos de doenças como dengue, chikungunya, sarampo, meningite, entre outras.

COMUNICAÇÃO
A SES irá distribuir 60 mil cartilhas informativas sobre os serviços de urgência e emergência em funcionamento em todo o Estado. O material bilíngüe (português-inglês), com o lema “Carnaval com Saúde, Carnaval mais feliz”, traz endereços, telefones e as especialidades das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de grande porte, gerais e regionais, além de policlínicas. Com isso, o usuário poderá visualizar qual o serviço mais próximo para o atendimento do seu caso. As cartilhas trazem ainda telefones úteis, como o da Ouvidoria da Saúde (0800.286.2828), Ouvidoria da Mulher (0800-281-8187 – questões de violência e distribuição de contraceptivos), Samu (192), Bombeiro (193), Polícia (190), Hemope (0800.081.1535 – doação de sangue) e Ceatox (0800.722.6001 – intoxicações exógenas e acidentes com animais peçonhentos).

Também foram produzidos 50 mil panfletos bilíngues sobre como evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com o lema “Carnaval sem mosquito, você sem risco”, o material informa sobre o uso de repelente, a forma correta de fazer o armazenamento de água e os cuidados para fazer o descarte de lixo. Além disso, o panfleto traz o endereço pecontraomosquito.com.br, com diversos dados sobre dengue, chikungunya e zika.

LEI SECA
Desde o início de janeiro, a Operação Lei Seca reforçou suas atividades por causa do período de férias e das prévias carnavalescas. Durante o Carnaval, o trabalho também será intensificado. Da sexta até a quarta-feira de Cinzas, a Operação estará nos principais focos de folia da RMR, do interior e das praias do litoral norte e sul do Estado. As nove equipes irão trabalhar em sistema de rodízio em avenidas estratégicas. Para reforçar a fiscalização, as atuações serão feitas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas municipais.

Ainda durante os cinco dias de festa, serão utilizadas as nove vans informatizadas e viaturas que darão apoio às equipes, agilizando o atendimento ao cidadão e ampliando o raio de atuação dos grupos, que poderão cobrir mais de um ponto de bloqueio por dia. Nas blitzes da Lei Seca, ainda serão distribuídos folders com informações sobre a rede estadual de Saúde, incluindo endereços e especialidades das unidades, além dos serviços municipais. Também serão distribuídos à população folders sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e camisinhas.

No carnaval de 2014, de sexta a quarta de Cinzas, a Lei Seca abordou 7.753 veículos. Dos condutores que fizeram o teste de alcoolemia, foi constatado que 62 beberam antes de dirigir (11 crimes). Outros 120 recusam o teste. Já em 2015 foram 9.211 veículos abordados, 57 condutores beberam antes de dirigir (7 crimes) e 53 recusaram o teste.

DST/AIDS 
Neste ano, em janeiro, o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) distribuiu 6,5 milhões de preservativos masculinos aos 184 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha, além de empresas, escolas, agremiações carnavalescas e organizações não governamentais. O quantitativo é o dobro do repassado mensalmente. Ainda foram distribuídos 180 mil sachês de gel lubrificante e 30 mil camisinhas femininas.

Durante o desfile das Virgens de Bairro Novo, no último domingo (31/01), o Programa distribuiu 50 mil camisinhas. Já no Galo da Madrugada, serão 100 mil. Além disso, foram encaminhados preservativos para saunas e cinemas eróticos do Recife, para reforçar as ações de prevenção.
WILMA LESSA
Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), funcionará normalmente. As mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais contarão com apoio psicológico, jurídico e médico 24 horas por dia, em todos os dias de folia. Entre as ações prestadas, apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e o fornecimento de pílulas do dia seguinte para casos de estupro. O telefone do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é o (81) 3184.1740.

Além disso, o atendimento á mulher vítima de violência também será realizado em outras unidades da rede, como as maternidades Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques, no Recife; e a Maternidade Petronila Campos, em São Lourenço da Mata. O Imip também realizará esse serviço, mas voltado para o atendimento de crianças e adolescentes.

OUVIDORIA
A Ouvidoria da SES (0800.286.2828) funcionará das 6h às 22h durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer a população sobre onde buscar o atendimento necessário. Com um sistema informatizado, os profissionais poderão visualizar, de acordo com o município do usuário, o perfil das unidades de saúde mais próximas, evitando o deslocamento desnecessário e a concentração do atendimento nas grandes emergências.

Deixe um comentário