Destaques Economia Últimas Notícias

13° Salão do Artesanato acontecerá pela primeira vez no Pavilhão da Bienal

13° Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, maior vitrine do artesanato brasileiro, acontecerá entre os dias 9 e 13 de outubro, no Pavilhão da Bienal com entrada franca. 

O evento conta com a presença de artesãos de 22 Estados, que chegam com novidade e criatividade além de oficinas, shows e gastronomias típicas. Aberto ao público das 11h às 21h, de quarta a domingo. 

Na edição será apresentada peças artesanais de decoração, vestuário, joias, bijuterias, acessórios, brinquedos, instrumentos musicais e utilitários vão encantar os visitantes pela riqueza de detalhes, qualidade de acabamento e identidade cultural.  

 

Produção Associada: Turismo e Agroindústria

Um dos objetivos do Salão é integrar setores da economia criativa em um mesmo ambiente, promovendo o desenvolvimento de ambos, ampliando a cada edição a participação dos segmentos de turismo e agroindústria familiar, abrindo espaço para que estados e municípios possam aproveitar este grande encontro e mostrar sua produção de alimentos típicos e suas riquezas.

 

Apresentações culturais

Grupos folclóricos, de teatro, músicos, dançarinos, cantores, repentistas, e outras manifestações culturais têm espaço garantido no evento.

 

Mestres Artesãos

Fios, madeira, argila, sementes, cerâmica e muitos outros elementos transformados pelas mãos de grandes mestres. Arte feita ao vivo, com Mestres de vários estados.

 

Espaço gastronômico

Além de uma grande exposição de peças artesanais o evento traz ainda gastronomia típica das 5 regiões do país.

Salão do Artesanato

Realizado há 12 anos consecutivos, o Salão do Artesanato reúne o que há de melhor na produção artesanal do Brasil. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o evento conta com a participação de 21 Estados e do DF, o que garante uma variedade significativa de produtos.

Em outras edições, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1500 artesãos e um volume de negócios superior a 5 milhões de reais. O evento já recebeu nomes famosos como Maria Rita, Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes, Luiza Possi, Ellen Oléria, Sam Alves, Tiê, Ju Moraes, Monique Kessous, Bruna Viola, entre outros.

Os artesãos que participam do evento são selecionados em todos os Estados pela alta qualidade de suas peças e pelo valor cultural agregado à sua produção. São peças com grande identidade, geralmente confeccionadas com matérias primas de reaproveitamento, da natureza local e feitas de forma totalmente manual. A presença de Mestres Artesãos, alguns deles reconhecidos pelo IPHAN como patrimônio vivo de seus estados é outro grande atrativo do evento.

Rome Eventos

O Salão do Artesanato é promovido e organizado pela Rome Eventos, empresa especializada na promoção de feiras comerciais, no planejamento, na organização e coordenação de eventos há 27 anos. Outra feira de sua promoção é a EXPOTCHÊ, evento voltado para produtos e cultura gaúcha. Grandes eventos foram realizados sob seu comando em Brasília e outros estados, como a Feira do Livro de Brasília, a Feira Literária de Pirenópolis (FLIPIRI) no estado de Goiás e a Feira Literária do Distrito Federal (FLIDF), a Feira Nacional de Agricultura Familiar (Brasília e Rio) e o Brasil Original.

Deixe um comentário