Destaques Educação Últimas Notícias

Professores municipais de Aliança protestam por reajuste de piso

Professores da rede municipal de ensino de Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, protestam na manhã desta terça-feira (19) contra medidas tomadas pelo prefeito Xisto Lourenço de Freitas (PSD). Segundo os educadores, eles não tiveram reajuste de piso salarial este ano e foram acusados de enriquecimento ilícito por causa de aulas complementares que ministram há anos. O protesto desta terça aconteceu em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, onde esperavam ser recebidos. Diante da ausência do secretário Anderson Eduardo, os educadores seguiram para o prédio da prefeitura.

De acordo com a diretora-executiva do Sindicato dos Professores Municipais do Estado de Pernambuco (Sinduprom-PE), Delazy Albuquerque, os professores ativos não receberam até hoje os dois últimos meses de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito Cláudio Bezerra, o Kaká (PSB), e os aposentados não receberam os três últimos meses. “O novo prefeito não pagou e não negociou conosco. Não recebemos reajustes esse ano e 140 professores tiveram seus salários reduzidos em 400, 600 reais”, disse Delazy.

Em relação à acusação de enriquecimento ilícito, a diretora-executiva do Sinduprom-PE diz que o prefeito tirou o complemento de carga horária dos professores. “Os professores têm direito a uma complementação de carga horária e nos tiraram. Quem fazia 200 horas teve que passar a fazer 150”, detalhou.

O protesto foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (18) em assembleia realizada pelos professores. Eles já haviam pressionado os vereadores para não aprovarem a redução do salário no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que deverá ser votado novamente em fevereiro. Atualmente, a cidade de Aliança conta atualmente com quase 400 professores ativos e 80 aposentados no quadro, de acordo com o sindicato.

*FolhaPE

Deixe um comentário