Destaques Últimas Notícias

2º Festival de Cinema de Carpina homenageia o Voz do Planalto

A cidade de Carpina promove a 2ª edição do Festival de Cinema (CINECAR), no próximo semestre. Os homenageados são o Jornal Voz do Planalto e a cineasta e gerente de programação da TV Universitária, Clara Angélica. A expectativa é repetir o sucesso do ano passado e ampliar as atividades para este ano. Com o tem “O Cinema, a Sétima de Todas as Artes” o evento pretende discutir nessa segunda versão a inter-relação destas manifestações artísticas a serviço da sociedade e sua concepção ao longo da história. O 2° CINECAR acontecerá no mês de novembro com local e datas ainda a serem definidas e exibirá longas e curtas-metragens, de todos os estados brasileiros.

O diretor do VP, Ramos Silva, agradeceu o reconhecimento e destaca que “recebemos mais uma homenagem que nos deixa honrado e com maior responsabilidade de fazer o melhor, principalmente no Jornalismo impresso. Sempre senti a falta por esses anos de salas de cinema em Carpina. Com a chegada do Festival reacende a esperança de que, além do cinema recém inaugurado no Shopping Carpina, outros poderão surgir em nossa cidade e região”.

Para o idealizador do 2º CINECAR, Hugo Balão, o evento nasce da necessidade de se criar uma cultura cinematográfica na cidade a partir de um núcleo espontâneo de aspirantes da sétima arte, produzindo pequenas produções audiovisuais que foram e estão sendo realizadas. Entre as produções locais estão “Pense Numa Luta” (2015), “Devastado Pela Vida”, “O Lápis” (2015), “O Pen Drive” (2015) e “O vigilante e o Barraqueiro” (2017), “O Adúltera” (2017), além de “Era uma vez uma cidade” e “Um Cangaceiro na Mira de Deus”, em fase de desenvolvimento.

“Esse ambiente de efervescência cinematográfica na cidade proporcionou a motivação necessária em produzir um festival de cinema, ideia oriunda desde a época dos trabalhos do movimento cultural que aconteceu em 2015 quando, naquele momento, dentre outras ações tinha-se a intenção de implantar um Plano Municipal de Cultura”, pontua Hugo Balão.

O 1°CINECAR foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros premiando filmes de longas e curtas-metragens de todo o Brasil. Foram dez categorias contempladas com o troféu “O Carpinteiro” (confeccionado pelo mestre Miro dos Bonecos) e o júri analisou critérios como direção, roteiro, atuação e melhor filme. Este ano haverá o acréscimo de mais uma categoria, a de fotografia.

A organização do evento pretende realizar este ano exposições de quadros, fotografias, escultura, artes plásticas, quadrinhos e outras artes que se relacionam com o cinema. A banda de pop/rock Sobe Efeito Q66 já é atração confirmada para a cerimônia de encerramento em que acontecerá a entrega dos troféus às obras vencedoras e aos artistas premiados.

Outra novidade para o 2°CINECAR é a inserção no edital de uma categoria exclusiva de premiação para filmes que retratam a Zona da Mata de Pernambuco, e ainda uma outra premiação para filmes produzidos entre as escolas do município. Entre as atividades propostas, estão oficinas de fotografia de documentário, iniciação ao cinema e outras que estão sendo negociadas, e ainda mesas redondas sobre o melhoramento da cadeia produtiva do cinema em Carpina e região da Mata Norte.

As análises e seleção dos filmes inscritos para a programação do festival, ficaram a cargo do corpo de curadores formados pelo cineasta carioca Ivann Willig, caracterizador do programa Zorra Total da Rede Globo, Daniel Abrew, cineasta cearense e André Pina (Pernambuco), cineasta e Produtor Cultural, e se conclui com a estruturação e a fundamentação do projeto.

A segunda fase da pré-produção inicia em julho com os trabalhos da Comissão de Assuntos do Festival, composta por representantes de intuições públicas e privadas e a sociedade civil. A comissão possui função agregadora junto a equipe sendo um braço forte no planejamento e elaboração de toda programação do festival e na busca de parceiros e patrocinadores.

Periódico- O Jornal Voz do Planalto foi fundado em janeiro do ano 2000 pelo jornalista Ramos Silva. Com circulação inicial em cinco cidades o projeto, ao longo dos anos, foi sendo ampliado e atualmente atinge mais de 50 cidades nas regiões do Agreste, Mata Norte e Região Metropolitana do Recife.  Nas comemorações dos seus 19 anos de fundação, o VP formalizou uma parceria internacional com o jornal Diário do Sul (Portugal) para o intercâmbio de conteúdos.

Deixe um comentário