Restam seis rodadas. Dezoito pontos em disputa que podem salvar ou destruir uma temporada. De acordo com os matemáticos, nove clubes ainda lutam contra o rebaixamento. Desses, dois praticamente já estão na Série B em 2013. O Atlético-GO aparece com 99,9% de risco, enquanto o Figueirense, que tem um jogo a menos, tem 95,9%. Outros quatro possuem percentuais reduzidos de ameaça (Náutico, com 2,5%; Ponte Preta, com 5,3%; Flamengo, com 2,6% e Portuguesa, com 5,4%). Ou seja, a briga mais intensa contra o descenso está concentrada, atualmente, entre Palmeiras (18º, com 32), Sport (17º, com 33) e Bahia (16º, com 36).
Segundo o site Chance de Gol, especializado em projeções, o Sport é, entre os três, o clube com maior risco de queda. Mesmo com as vitórias sobre Ponte Preta e Atlético-GO, os rubro-negros possuem 85,9% de possibilidade de rebaixamento.
Um dos motivos é o fato de o Leão ter a tabela mais ingrata dos três. Dos seis próximos adversários, o rubro-negro enfrenta quatro times que estão nas sete primeiras posições. A começar pelo jogo do próximo sábado, na Ilha, contra o São Paulo (4º). Depois, o Sport ainda enfrenta o Vasco (5º), fora; o Botafogo (7º), na Ilha, e o líder Fluminense, também em casa, pela penúltima rodada. Os outros jogos são fora de casa, contra Figueirense e Náutico, no clássico que fecha o campeonato.
Por outro lado, o Palmeiras, com 80,5% de risco, terá nas três últimas rodadas, equipes que estão na metade de baixo da classificação. Pega Flamengo, fora, na 36ª rodada; Atlético-GO, em casa, na 37ª e o Santos, fora, na última. Os outros jogos do alviverde são contra Internacional (fora), e os cariocas Botafogo e Fluminense, ambos em São Paulo. Por fim, o Bahia, que aparece com 21,6% de ameaça, tem a tabela mais amena entre os três.
À exceção do próximo jogo, contra o Grêmio, em Salvador, o Tricolor de Aço enfrenta adversários sem maiores aspirações no campeonato, já que duela na sequência contra Portuguesa e Cruzeiro, fora; Ponte Preta e Náutico, em casa, e encerra contra o Atlético-GO, em Goiânia.
No returno, o Bahia também é o time com melhor aproveitamento entre os três (é o 7º), com 19 pontos somados, um a mais que o Sport (8º no quesito). O Palmeiras é o 12º colocado no segundo turno, com 16 pontos conquistados.
Os três times também se equivalem nas campanhas como mandante e visitante. Jogando em seu domínio, o Sport tem a 16ª melhor campanha, o Palmeiras é o 17º e o Bahia, o penúltimo. Porém, como visitante, os baianos surpreendem com o 7º melhor aproveitamento. Já Sport e Palmeiras possuem campanhas fracas. O Leão é apenas o 17º melhor fora de casa, enquanto o Palmeiras é o 16°.
Texto: João de Andrade Neto do Jornal do Commercio
Fonte: Blog do Torcedor