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Aberta a temporada de renegociação de dívidas

Agosto bate à porta e, de olho nas compras do fim do ano, o consumidor endividado se apressa para reabilitar o crédito e voltar a consumir bens duráveis. Atentos à movimentação, os fornecedores se preparam para sentar à mesa de negociação com propostas atraentes e, assim, fechar acordos de parcelamento de dívidas. O momento é estratégico para ambos: o devedor quer limpar o nome para comprar e o credor precisa recuperar as dívidas para financiar novos negócios. Mas fique atento, pois o acordo tem de ser vantajoso para o dois lados.

Tomaz Carmona, gerente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, diz que a primeira regra é o consumidor saber a quem está devendo e o montante da dívida. “Uma dica é o consumidor procurar o Serasa e o SPC para saber o detalhe das dívidas registradas e obter as informações sobre os seus credores.” O segundo passo é o devedor olhar o orçamento e a disponibilidade do bolso antes de fechar a negociação.

Segundo Carmona, a melhor oferta que pode ser feita pelo devedor é saldar o débito à vista, porque o credor oferece bons descontos. Mas o parcelamento pode ser a solução, desde que o consumidor adiante uma boa parte da dívida. Em São Paulo, a Serasa Experian está realizando um feirão de dívidas. Devedores e credores ficam frente a frente para chegar a um acordo que leve à recuperação do poder de compra do cliente.Em Pernambuco, o consumidor endividado poderá procurar o programa Pró-Endividados do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE). Vivian Tavares de Melo, chefe do programa, explica que o atendimento é diário no Fórum Thomaz de Aquino, onde funciona o núcleo que trata especificamente dos consumidores superendividados.

São realizadas, em média, 20 audiências por dia, com acordos em 90% das negociações. Os problemas mais frequentes são as dívidas com cartão de crédito e os empréstimos bancários. “Assim que o consumidor paga a primeira parcela do acordo, tem o nome retirado dos cadastros negativos”, garante Vivian.

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), Hugo Philippsen, diz que há uma grande expectativa entre os empresários de que o consumidor comece a equilibrar as finanças para voltar às compras. Segundo ele, a entidade prepara uma campanha de regularização de débitos que deverá ser deflagrada a partir de outubro. Os lojistas contam com a entrada da primeira parcela do 13º salário dos aposentados, pensionistas e servidores públicos, para reduzir a inadimplência do cliente e ampliar as vendas.

 

*Com informações do Diário de PE

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