Saúde Últimas Notícias

Acidentes de trânsito: Fórum debate ações

Com uma frota superior a dois milhões de veículos, sendo um milhão de automóveis e quase 850 mil motos, Pernambuco volta a discutir metas de redução de acidentes de trânsito e ações de segurança nesta quinta-feira (13), durante o II Fórum de Prevenção aos Acidentes de Trânsito em Pernambuco, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O encontro acontece no centro de convenções do Hospital Real Português, a partir das 8h, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e os coordenadores do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), João Veiga, e da Operação Lei Seca, André Cavalcanti.

Só este ano, até o mês de julho, foram registradas 918 mortes por consequência de acidentes de trânsito em Pernambuco e 34,5 mil atendimentos por acidente de transporte terrestre. Para reduzir os índices, o encontro pretende debater a municipalização do trânsito nas cidades que possuem mais de 20 mil habitantes e o estimulo às ações de fiscalização e educação pelos órgãos.

No fórum, o coordenador do Cepam, João Veiga, apresentará estatísticas dos acidentados com motos, perfil dos motoristas, além de debater a importância do uso de equipamentos de proteção por motociclistas, um dos fatores mais relevantes quando se trata de segurança ou redução de percentual no número de mortos e sequelados em casos de acidentes envolvendo esse tipo de condutor. Até outubro de 2012, foram 24 mil acidentados com motos, cerca de 70% dos acidentes por transporte terrestre no Estado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o período entre os anos 2011 e 2020 como a Década de Ação para Segurança Viária, com meta de reduzir em até 50% o número de mortos e feridos por consequência dos acidentes de trânsito. Projeto de Lei, em análise na Assembléia Legislativa de Pernambuco, dispõe a isenção de ICMS nos equipamentos de segurança sobre itens necessários para a proteção dos ciclistas e motociclistas, conhecidos como itens Plus, como botas, vestimentas, corta-pipa, joelheira, cotoveleira, protetor de coluna e luvas. O objetivo é facilitar a aquisição dos equipamentos pelos condutores de motos. Algumas empresas privadas, já garantem o uso de tais itens pelos seus funcionários.

CEPAM – Para combater os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo motos em Pernambuco, o Cepam instalou, durante o ano, 12 comitês regionais no Estado. Com isso, todas as Gerências de Saúde (Geres) passaram a atuar de forma integrada a fim de minimizar os números de vítimas fatais e acidentados em suas regiões.

Deixe um comentário