Destaques Saúde Últimas Notícias

Adolescente pode clarear o dente?

“A meninada está enlouquecendo os dentistas. São crianças de até 12 anos que sonham com dentes branquinhos e lotam os consultórios. Um movimento que vem aumentando muito nos últimos dois anos, impulsionado pela exposição nas redes sociais, em selfies e stores, onde os dentinhos estão lá, gritando nas telinhas”.

Finalmente, deve-se ou não fazer?

Antes de responder esta simples perguntinha, temos o dever de avisar ao cliente que os clareadores não são cosméticos, mas agentes químicos oxidativos, cáusticos perigosos e co-carcinogênicos que devem ser manipulados por profissionais dentistas tecnicamente bem treinados.

O período de maturação do dente é concluído por volta do15 – 18 anos. Há na literatura algumas divergências com relação à idade exata (🤔 a partir dos 15 ou 18?) que se deve iniciar mas a maioria concorda que deva ser a partir dos 15 anos mesmo. Contudo é evidente que se faz necessária uma avaliação dos ápices dentais (via radiografias periapicais) e, com base nisto, o julgamento individual de cada caso e adaptação do protocolo clínico do clareamento.

🔎Bom estar lembrando que a experiência profissional se faze FUNDAMENTAL! Antes de mais nada, o dentista deve ter conhecimento dos possíveis efeitos colaterais de cada clareador e rever o tempo clínico! Não tem “receitinha de bolo” pronta, há de se pesquisar e estudar cada caso SEMPRE! Assim, dentro de um rigoroso controle protocolo e com um apurado senso crítico do profissional, a partir dos 15 anos a maioria dos jovens já pode fazer o clareamento dental!!

Dra Christiana Marcelino
Estética Dental, responsável téc pela Odontologia CIOME PREMIER, CRO: 8435

Deixe um comentário