Economia Últimas Notícias

Agricultures artesãos participam da Feira Nacional de Agricultura Familiar

Grupos de agricultores artesãos de Pernambuco participam da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar, no Rio de Janeiro. O evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário tem o tema Brasil Rural Contemporâneo. A comitiva de 21 expositores pernambucanos é enviada com recursos do MDA, com o apoio e sob organização da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) por meio da Secretaria Executiva da Agroindústria Familiar (SEAF) e do ProRural em parceria com a Delegacia do MDA-PE.

Presente na abertura da Feira, o secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente do ProRural, Aldo Santos, ressaltou que durante o evento os artesãos encontram espaço para bons negócios e boas vendas. “Essa é a nossa intenção, melhorar a qualidade de vida, aumentar a renda dos agricultores e agricultoras familiares, por meio da organização dos produtores, da qualificação e capacitação para o acesso aos mercados”, acrescentou.

Para a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, ao longo das oito edições, o Brasil Rural Contemporâneo tem cumprido o papel de tirar a ideia de que o meio rural é atrasado e de dar visibilidade para o setor nas grandes cidades brasileiras.

De acordo com o MDA, os 650 expositores representam mais de 400 mil agricultores familiares do País e juntos, respondem por um terço do valor bruto da produção agropecuária no Brasil. Além disso, 74% da mão de obra ocupada no campo estão nessas pequenas propriedades.

“Quando as pessoas passarem pela Feira, podem ter certeza que atrás de cada produto está um conjunto de políticas públicas que viabilizam a agricultura familiar. Mas, acima de tudo, está o trabalho, a vocação e a identidade cultural desta agricultura que tem gente que trabalha no campo, que produz agricultura, cultura, que produz o Brasil Rural Contemporâneo.”, concluiu Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário.

Deixe um comentário