Destaques

AIP reabre biblioteca

Foi entregue na tarde desta quarta-feira (03), totalmente restaurada, a Biblioteca Chaves Martins, pertencente a Associação da Imprensa de Pernambuco, fechada há mais de quinze anos.

Uma equipe de dois bibliotecários e um supervisor ficou responsável pelo material. “Fizemos a limpeza especializada de documentos históricos. Após essa limpeza, a gente passa para a higienização, que é quando nós aplicamos um gás para eliminação de elementos biológicos das obras. Depois disso é feito o trabalho bibliotecário, que é a seleção, o inventário, a catalogação, classificação e o preparo das obras para consulta”, detalhou Veronice Oliveira, do Instituto Clio, contratado para o trabalho, viabilizado através de emendas parlamentares liberadas em 2012, pelos deputados estaduais Augusto Coutinho, Alberto Feitosa, Antônio Moraes e Guilherme Uchôa, via convênio com a Fundarpe.

Visando dar continuidade ao trabalho e ampliar seu acervo, o presidente da AIP, Múcio Aguiar, informou que será contratada bibliotecária que dará continuidade ao registro de novos títulos de livros e periódicos que são doados ou adquiridos pela entidade.

Boa parte do acervo é dedicado ao jornalismo pernambucano, contendo ainda obras literárias de várias nacionalidades.

Segundo a presidente do Instituto, agora o trabalho proporcionou a criação da base de dados. “Colocamos os dados dos livros em um programa pra consultas eletrônicas. Futuramente ele será disponibilizado em uma página web”, disse.

Paralelamente a AIP apresentou requerimento junto a Biblioteca Nacional para que o acervo da Biblioteca Chaves Martins, da AIP, fosse incorporado ao sistema nacional de bibliotecas, o que já foi aprovado pela BN.

 

Deixe um comentário