Economia Política Últimas Notícias

ALEPE aponta nova tentativa de esvaziamento da Hemobrás

A iniciativa do Ministério da Saúde de licitar uma compra de hemoderivados sem a participação da Hemobrás foi criticada pelo deputado Augusto César (PTB), no Pequeno Expediente desta segunda (25). Segundo o parlamentar, o órgão realizou, na última quinta (21), uma audiência pública para discutir a proposta de aquisição de 300 milhões de unidades internacionais do Fator VIII recombinante, concentrado produzido por meio de engenharia genética para tratamento de pacientes hemofílicos.

DEPUTADO-AUGUSTO-CESAR

deputado Augusto César (PTB)

“São totalmente inconcebíveis as manobras que têm sido feitas para acabar com a Hemobrás. Não podemos aceitar isso de forma passiva”, ressaltou o parlamentar, que já foi presidente interino e diretor de Assuntos Estratégicos da empresa.

Segundo o petebista, a compra significa o descumprimento da parceria da estatal com a empresa irlandesa Shire, que prevê exclusividade no fornecimento do Fator VIII até 2022, quando seria concluída a transferência da tecnologia da produção do medicamento para a Hemobrás. O processo prevê investimentos de US$ 250 milhões na fábrica de Pernambuco.

“Se essa licitação for efetivada, a Hemobrás perderá sua principal fonte de receita e não terá como se firmar”, avaliou o deputado.  “Não há estrutura no Brasil para termos duas fábricas de Fator VIII”, afirmou. Augusto César cobrou, ainda, um posicionamento do Governo Estadual sobre a questão. “O governador Paulo Câmara não irá fazer nada? Todos os pernambucanos precisam se unir para não deixar que mais de R$ 1 bilhão investido nessa fábrica seja jogado no lixo”, declarou.

Deixe um comentário