Destaques Política

Alepe reverencia centenário de nascimento de Paulo Guerra

A Assembléia Legislativa de Pernambuco realizou na noite desta terça- feira (13) um Sessão Solene para assinalar o Centenário de nascimento do Ex-Governador, natural de Nazaré da Mata, Paulo Pessoa Guerra. A indicação foi do deputado  etadual, José Humberto Cavalcanti.
O prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho, esteve presente na Cerimônia e afirmou “que o ex-governado foi o político que mais marcou na historia de nosso município”. Destacando entre as implantações, em Nazaré da Mata, do 2.° BPM, da Gerência Regional de Educação e da atual UPE, à época FESPE, entre outras.

O prefeito Nado ressaltou ainda que “em Nazaré da Mata existem dois momentos, o momentos antes de Paulo Guerra, e o momento depois”. Ao final de sua fala,  presenteou o neto do homenageado, Joaquim Guerra Filho, com uma escultura de um Caboclo de Lança, símbolo02-alepe do Maracatu e ícone da cultura local, e livros que relatam a história da cidade.

O Deputado José Humberto Cavalcanti destacou que teve o privilégio de acompanhar parte dos melhores momentos de Guerra como homem público. “Ele é minha fonte permanente de inspiração”, pontuou José Humberto.

Joaquim Guerra Filho  recebeu da Assembleia Legislativa uma placa comemorativa, e em nome da família e agradeceu o reconhecimento. “Lembro que, para nós, Paulo Guerra se faz presente em todas as obras que realizou no Estado”, pontuou.

Falecido em 1977, Paulo Guerra ocupou várias funções públicas no Estado e exerceu os mandatos de senador, deputado federal e deputado estadual, sendo duas vezes presidente do Legislativo pernambucano, e também Governador do Estado de Pernambuco. Entre as obras da sua administração, estão o Hospital da Restauração, a Universidade de Pernambuco e a Maternidade Barros Lima, no Recife. Destaque também para a implantação de hospitais em municípios do interior do Estado, a construção de mais de mil salas de aula e a realização de obras de eletrificação rural. Ao deixar o Palácio do Campo das Princesas, Paulo Guerra foi eleito para o Senado Federal, mas faleceu antes da conclusão do mandato

Deixe um comentário