Destaques Educação Últimas Notícias

Após Enem, prédios de PE seguem ocupados por alunos contra PEC 241

Um dia após o fim de semana de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (5) e domingo (6), alunos contrários a PEC 241 continuam ocupando unidades de ensino em Pernambuco, entre universidades, instituto federal e escolas públicas, no estado. Já no fim do ano letivo, estudantes seguem sem aula devido ao movimento. Não há previsão de desocupação.

No campus Recife da Universidade de Pernambuco (UPE), já são três unidades ocupadas. Segundo os alunos à frente da tomada da universidade, há possibilidade de ampliar as ocupações. O movimento nas universidades pernambucanas já fez com que 16.635 candidatos tivessem o Enem adiado para dezembro.

“Fazemos reuniões semanais e avaliamos o movimento no âmbito nacional. Boa parte dos professores também aderiu ao movimento. Vamos seguir até que nossa reivindicação seja cumprida”, contou a vice presidente do Diretório Central Estudantil (DCE), Laleska dos Santos.

Os estudantes montaram acampamento no campus de Santo Amaro, na área central da capital, que sedia a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Escola Superior de Educação Física (Esef), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg).

Das quatro unidades de ensino, os estudantes apenas não ocupam a FCM. O protesto ocorre desde o dia 20 de outubro, quando cerca de 60 estudantes iniciaram um acampamento no prédio da Reitoria da instituição estadual, que foi desocupado no dia 27.

Ainda há registro de ocupações em outros campi da universidade como em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, Palmares, na Zona da Mata Sul, Garanhuns, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.

A ocupação na UFRPE do campus localizado no bairro de Dos Irmãos, na Zona Norte do Recife, teve início na noite do dia 24 de outubro. O movimento vem ocorrendo nos prédios Professor Tarcísio Eurico Travassos, Professor Manoel Amaro, Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe) e na Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

No dia 3 de novembro, a universidade informou que também foram ocupados o prédio Professor João Vasconcelos Sobrinho (Ceagri ll), o Departamento de Química, o Departamento de Matemática e o Departamento de Educação, além do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), que é a escola de ensino médio da UFRPE.

Os alunos chegaram ainda a colocar correntes e cadeados na unidade Professor Rildo Sartori (Ceagri l), que segue fechada, mas não está ocupada. As aulas não estão acontecendo nos locais ocupados.

*G1

Deixe um comentário