Educação Entretenimento Últimas Notícias

ARTIGO: Bases para um casamento bem sucedido

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele”. João 2:1-11

Podemos aprender alguns “segredos de um casamento bem-sucedido” com o primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná.

I. Convide Jesus. V 1-2

1. Início de milagres: Jesus foi convidado para o casamento. Mesmo sendo uma viagem de dois dias a pé, ele foi. Jesus pagou o preço vindo do céu à terra e quer entrar em nossos corações mas nós devemos convidá-lo pessoalmente. O milagre começa quando convidamos Jesus para entrar em nossas vidas.

2. A experiência comum: Jesus, a terceira vertente neste cordão de três dobras (Eclesiastes 4:12). Os noivos dessa festa têm um bom começo em seu caminho para a união bem sucedida.

II. Leve as necessidades a Jesus. V 3-4

1. Problemas: (v 3) Cedo ou tarde, todo casamento passará por dificuldades. Aqui a lua de mel parecia ter acabado antes de começar. Os amantes são cegos. O casamento é os olhos abertos! O amor é um sonho. O casamento é o despertador!

2. O exemplo de Maria: Levou o problema para Jesus. Não tentar resolvê-lo do seu próprio jeito. Fez de Jesus o centro, neste momento de necessidade.

3. Deus é movido pela fé. A fé implícita de Maria move Jesus. Deus não é movido pela nossa necessidade, mas pela nossa fé. A fé pode alterar o calendário de Deus. A fé agrada a Deus (Hebreus 11:6)

III. Dar a Jesus o que você tem. V 6

1. Seis talhas de pedra: Vasilhas comuns usadas para a lavagem cerimonial. 6 é o número do homem, vazio fala da nossa condição sem Cristo.

2. Água: Comum, insípida, inodora. Jesus perguntou pelo que estava disponível, o que tinham. Eles tiveram que apresentar a Jesus o que eles tinham disponível. A água também fala do Espírito Santo. Quando estamos cheios do Espírito Santo há uma oportunidade para milagres.

3. O que você tem? Trazê-lo para Jesus! Ele não está olhando para a capacidade mas por disponibilidade. Abraão: um filho, Moisés: uma vara, Davi: uma funda e cinco pedras, Viúva de Sarepta: um pouco de farinha e azeite, Discípulos: cinco pães e dois peixes.

IV. Fazei tudo quanto ele vos disser. V. 5,7-11

1. “Fazei o que Ele diz:” (v 5) últimas palavras de Maria. Excelente conselho. Às vezes é difícil, não faz sentido, ainda que Deus quer obediência implícita. O milagre só aconteceu porque obedeceram e encheram as talhas de água.

2. Ele guarda o melhor para o futuro: V (10) No mundo o melhor é servido primeiro, mas Jesus guarda o melhor para o futuro. Não importa o que pode ter acontecido no passado, o melhor ainda está por vir. Ele é um Deus redentor capaz de trabalhar todas as coisas para o bem daqueles que o amam e são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).

Assim, podemos aprender com esta passagem os segredos para um casamento bem-sucedido:

1) Convide Jesus para o vosso casamento,

2) Leve as necessidades a Jesus,

3) Dê a ele o que vocês tem e

4) Fazei o que Ele vos disser.

Que os vossos casamentos sejam bem sucedidos e vivam experiências de milagres como este em Caná.

*Igreja Evangélica Assembleia de Deus -IEADPE

Deixe um comentário