Destaques Educação

Artigo – O dia da escola

No dia 19 do mês de março comemora-se o dia da escola.
A escola é um espaço educacional formador da vida de um país, seja na ciência, na tecnologia e suas linguagens, bem como historicamente e culturalmente, enfim todo o desenvolvimento de uma nação inicia-se na escola.
Logo, ao pensar em escola, a entendemos como espaço do conhecimento.
E, diante desse conceito, se faz necessário trazer para reflexão alguns questionamentos.
No decorrer da construção histórico educacional do Brasil quais patamares a escola tem alcançado?
Como tem sido as relações dos sujeitos que permeiam pela escola?
A educação é um fenômeno tão complexo e tão difícil que, mesmo com o avanço técnico que hoje já se possui, não pode controlar todas as variáveis que aí estão presentes. É o que diz Juraci Marques em seu livro Caminhos do professor
Quais variáveis poderiam ser citadas?
A escola é um espaço onde a diversidade, no sentindo amplo da palavra, se constitui. Onde certifica, multiplica, promove e envolve a todos (pelo menos tem que ser) que adentram seu espaço físico. Quem pode dizer: “fui à escola e não possuo experiências para serem socializadas?”
A escola é dinâmica, teimosa, ousada, e só sabe quem já foi discente e hoje é docente… A escola é pulsante, pois nela há vidas!
Mas como estão essas vidas?
De acordo com a revista Nova Escola (agosto 2018), 68% dos professores sofrem com ansiedade, estresse e dores de cabeça, já 39% com insônia, 38% com dores nos membros e 28% sofrem com depressão.
Será que apenas os professores estão adoecidos?
O que dizer dos inúmeros atos violentos que acontece no recinto escolar?
Como justificar a desmotivação para o aprender?
Como a escola tem resistido?
Deve ser porque lá existem heróis disfarçados! Será?

Otília Santos
Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista Clínica e Didata

Deixe um comentário