Destaques Educação

Árvores de Paus Brasil estão ameaçadas em Glória do Goitá

PAU_BRASIL_1210

O município de Glória de Goitá está prestes a cometer um crime ambiental contra cerca de 30 árvores de Pau-Brasil do Bosque Brasil 500 Anos, no Bairro Cruz das Almas. O local foi inaugurado em 2000, como parte das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil.

Após a aprovação por unanimidade do projeto, de autoria do prefeito da cidade, pela câmara de vereadores, foi contratada uma empresa para fazer a derrubada das árvores. O objetivo é construir nesse novo espaço uma biblioteca em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). A empresa já se instalou no local com um contêiner. Além disso, materiais de construção como brita e areia já foram colocados no Bosque.

A situação mobilizou um grupo de comerciantes, representantes de organizações não governamentais, estudantes, artistas, e outros profissionais liberais. Nesta quarta- feira (06), eles denunciarão o caso no ministério público de Glória do Goitá para que ele embargue a obra e evite a derrubada das arvores. O grupo pretende ainda promover um protesto caso a derrubada ocorra.  Eles reconhecem a importância da biblioteca, mas querem que ela seja construída em outra área, como o prédio da antiga Cadeia Pública, que esta em ruínas.

A derruba de árvores como Pau-Brasil é um crime ambiental, pois essa espécie é protegida pela lei federal 6607 de 1978. O Bosque Brasil 500 tem cerca de dois mil e 500 metros quadrados. Além do simbolismo histórico, a população cobra a preservação.

Deixe um comentário