Uma aula diferente, participativa e formativa com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque virado. Assim será o projeto de Aula-espetáculo “Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho”, que circula entre os dias 27 e 29 de agosto, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino das regiões Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
A ação, idealizada pelo Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, de Recife/PE, leva para dentro do ambiente escolar ensinamentos sobre essa manifestação cultural. Entre os assuntos, o grupo fala sobre os principais personagens, trajes e musicalidade, além de finalizar com uma apresentação para mostrar na prática essa vivência artística.
Ainda dentro da aula-espetáculo, em cada uma das cidades visitadas acontece um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Afoxé Omo Inã, no Recife; o Maracatu de Baque Solto Canarinho de Ouro, em Carpina; o Papanguarte – Balé Popular de Bezerros, em Bezerros; e, o Boi Arcoverde, em Arcoverde.
“Essa atividade é uma rica oportunidade para mostrar na prática nossa diversidade cultural, como ela funciona e sua integração entre as manifestações. E tudo isso no território desses estudantes e professores, perto dos seus olhos e com a possibilidade de participar perguntando, dançando e/ou cantando ao lados dos brincantes”, ressalta o produtor geral e professor Clébio Marques.
O projeto Aula-espetáculo Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A concepção, elaboraçãoe produção geral é daUsina Produções.
Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria
Fundado em 10 de dezembro de 1998, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria comemora durante esta turnê de aula-espetáculo 25 anos de lutas e glórias. Verdadeiramente um “patrimônio vivo” de Pernambuco, a agremiação mantém o trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do carnaval pernambucano, do Maracatu Nação e da Cultura Popular e Tradicional em toda a sua plenitude.
O Maracatu Encanto da Alegria é conhecido como “Trovão Vermelho” por dois aspectos: Religiosamente, a patrona do Maracatu é a orixá lansã (Oyá), a senhora dos raios e trovões, e o baque é regido por Xangó, orixá do Mestre do Apito. Culturalmente é devido a energia do baque, das alfaias rufando. “Maracatu é trovão, maracatu transmite o som da terra”, já dizia o famoso percussionista Naná Vasconcelos (in memoriam).
Programação
EREFEM Monsenhor Manuel Marques
Recife / Metropolitana
Afoxé Omo Inã
Terça-feira / 27.agosto.2024 / 10h
EREM Joaquim Olavo
Carpina / Mata Norte
Maracatu de Baque Solto Canarinho de Ouro
Terça-feira / 27.agosto.2024 / 15h
EREFEM Eurico Queiroz
Bezerros / Agreste Central
Papanguarte – Balé Popular de Bezerros
Quarta-feira / 28.agosto.2024 / 10h
EREM Carlos Rios
Arcoverde / Sertão do Moxotó
Boi Arcoverde
Quinta-feira / 29.agosto.2024 / 10h