A necessidade do isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus tem alguns efeitos colaterais. Um deles atinge os bancos de leite materno. Devido à restrição de circulação das pessoas, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) está com o estoque de apenas 30% do normal.
A informação é da pediatra Vilneide Braga Serva, coordenadora do banco de leite do Imip. Segundo ela, o hospital precisa de doações.
“O banco de leite do Imip é o centro de referência para a rede brasileira de bancos de leite humano em Pernambuco. Ele assiste a maior unidade neonatal do estado e precisa, em média, de quatro litros de leite por dia. Atualmente, estamos com o estoque de apenas 14 litros, o que dá para os próximos três dias e meio. Isso significa apenas 30% do que normalmente temos em estoque”, disse.
Por isso, a médica pede para que as mães que estejam amamentando e tenham excedente de leite, doem para a unidade de saúde, que atende casos graves de bebês prematuros.
“Como é a maior UTI neonatal do estado e um hospital de referência, o Imip assiste prematuros extremos, graves e muito doentes, que necessitam do leite humano para sua sobrevivência. Então, você, mãe, que está amamentando, pode salvar vidas”, afirmou.
A doação pode ser feita sem romper o isolamento – necessário durante a pandemia do novo coronavírus. O Imip orienta, fornece material e recolhe o leite congelado na casa das doadoras. A abrangência é toda a Região Metropolitana do Recife.
A única condição é que a mãe esteja totalmente saudável, conforme recomendação do Ministério da Saúde (que já existia antes da pandemia).
“A mãe liga para o banco de leite, preenche uma ficha nacional de doação, onde tem todas as questões do ponto de vista de saúde, de hábitos de vida, medicamentos e assim por diante. Ela disponibiliza toda a ficha de pré-natal, onde constam os exames desse período, que podem ser encaminhados por WhatsApp ou e-mail. Todo esse contato é via celular e telefone”, explicou Vilneide.
Se, após avaliação do Imip, a mãe for considerada apta a doar, o motorista do Imip vai, em dia agendado, à casa da mulher e entrega o material onde deve ser depositado o leite.
Todo o processo de ordenha é orientado pelo Imip. Após a retirada do leite e de seu congelamento, ele precisa ser recolhido em no máximo 10 dias – período no qual o motorista do hospital volta à casa da pessoa e recolhe o material, que passará pelo processo de pasteurização.
Os telefones para contato são 2122-4719 ou 2122-4103 (para Recife e Região Metropolitana do Recife).
*G1PE