Pernambuco registrou um índice de frequência escolar de 97,9% entre os estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF), do Governo Federal, nos meses de abril e maio. O índice foi o segundo maior do país, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), ficando atrás apenas do Pará.
A frequência dos beneficiários do Bolsa Família é medida em cinco bimestres. Para as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, a frequência escolar mínima deve ser de 85% da carga horária mensal. Para os estudantes de 16 e 17 anos, deve ser de 75%. A baixa frequência pode levar à suspensão e até ao cancelamento do beneficio.
O Estado superou a média nacional, que ficou em 95%. Atualmente, o Programa Bolsa Família possui mais de 1 milhão e 300 mil estudantes beneficiários em Pernambuco.Formulário – O sistema Projeto Presença, do MEC, já está aberto para que os operadores municipais do PBF e técnicos das Gerências Regionais de Educação imprimam os formulários de coleta de dados, referentes à frequencia escolar. Os formulários podem ser impressos até o dia 31 deste mês, e os dados coletados poderão ser inseridos no sistema entre os dias 1 e 29 de agosto.