Destaques

Brasil planeja contratar 6 mil médicos cubanos para atender áreas carentes

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, recebeu em Brasília nesta segunda-feira o seu colega de Cuba, Bruno Rodríguez, e manifestou o interesse do Brasil em contratar seis mil médicos cubanos para melhorar o atendimento em “áreas carentes” do país. “Cuba tem uma clara vantagem” na área de atendimento médico, e a cooperação de profissionais cubanos poderia acontecer através de acordos que também teriam a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), explicou Patriota. “É uma área que tem um grande potencial para a cooperação e um alto valor estratégico”, apontou o ministro brasileiro, que assinalou, no entanto, que as conversas são incipientes.

Rodríguez disse, por sua vez, que Cuba quer conhecer melhor a experiência brasileira em políticas de crédito, pequenas e médias empresas e impostos, em um momento no qual Cuba passa por um processo de mudanças econômicas que deram maior participação ao setor privado. “O processo de reordenamento econômico é uma oportunidade para as empresas privadas brasileiras”, declarou também o chanceler cubano, que citou, especificamente, os setores de turismo e aviação.

Os chanceleres explicaram que durante a reunião de trabalho analisaram os diversos projetos de cooperação entre os dois países, entre os quais destacaram as obras para a ampliação do porto cubano de Mariel. Essas obras, executadas por empresas brasileiras, demandaram até agora um investimento de US$ 957 milhões, dos quais US$ 682 milhões foram financiados pelo Brasil. Rodríguez e Patriota avaliaram que esses projetos de cooperação, que se desenvolvem também nas áreas agrícola e farmacêutica, entre outras, são prova do “excelente” e “proveitoso” estado de uma relação que “só pode melhorar”, segundo as palavras do ministro cubano.

No âmbito regional, os chanceleres repassaram a agenda da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), cuja presidência rotativa é exercida atualmente por Cuba. Patriota indicou que o Brasil, em colaboração com Cuba, organizará nos próximos meses um encontro ministerial da Celac sobre meio ambiente e ecologia, que será parte dos preparativos para a próxima cúpula da organização, a ser realizada em Havana em janeiro de 2014.

Fonte: R7 Notícias

Deixe um comentário