Antes de completar um ano de seu lançamento, a busca ativa do Plano Brasil Sem Miséria já identificou 550 mil famílias, de um universo de 800 mil previstas até 2013. Elas foram incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e poderão ser beneficiadas por políticas de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.
A busca ativa é uma estratégia do Brasil Sem Miséria para levar às famílias pobres e em situação de extrema pobreza informações sobre programas de transferência de renda e inclusão produtiva, além de acesso a serviços públicos. No balanço dos seis primeiros meses do plano de superação da extrema pobreza, no final de 2011, o número de famílias localizadas pela busca ativa era de 407 mil.
Outro tema abordado pela ministra durante a entrevista foi o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), também lançado no ano passado. Até 2014, ele deve oferecer 1 milhão de vagas de qualificação profissional. Até o momento, segundo Tereza Campello, o Pronatec já ofereceu mais de 141 mil vagas em todo o país. O governo espera fechar o ano com a oferta de 300 mil vagas.