Educação Política Últimas Notícias

Câmara de Vitória aprova reajuste do Piso Salarial dos Professores

A Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão aprovou na terça-feira (19), o projeto enviado pelo Executivo que trata de reajuste salarial de professores da rede municipal de ensino. Por unanimidade, a matéria, que tramitou em regime de urgência, entrou na pauta provocando a antecipação da Sessão Ordinária que só aconteceria na quinta-feira (21).

O Projeto de Lei Complementar nº 17/2013 dispõe sobre o reajuste do vencimento do Professor em todos os níveis do Magistério Público da Rede de Ensino vitoriense, incluindo os profissionais ativos e inativos. A Prefeitura oferece aumento de 7,97% de acordo com o Piso Nacional da categoria, que está em vigor desde o início do ano.

Apenas este Projeto fora apreciado juntamente com dezenas de Requerimentos. O Presidente Edmo Neves (PMN), informou que a próxima sessão será na quarta-feira (27), por conta da Semana Santa, às 20h.

Polêmica dos Terrenos- Na sessão ordinária da quinta-feira (14), o vereador Edvaldo Bione (PMDB), levantou a suspeita de que haja inúmeras irregularidades na doação de terrenos públicos desde a gestão do ex-prefeito José Aglailson (PSB) e na gestão anterior de Elias Lira (PSD). Bione chegou inclusive a sugerir uma investigação para apurar as denúncias, que segundo ele, são de extorsão e de repasses ilegais.

Para o parlamentar tudo indica que haja uma ‘farra’ na doação de terrenos públicos em Vitória de Santo Antão, sobretudo na área destinada ao Parque Industrial da cidade sediado às margens da rodovia BR 232. “É de se estranhar que um estabelecimento comercial que não é indústria esteja usando 12 hectares numa área específica as fábricas. Qual a utilidade da empresa Coliseum Leilões a cidade de Vitória, que inclusive é isenta de ISS?”, indagou. Ele solicitou a Prefeitura cópia de toda a documentação das doações de terrenos públicos no Parque Industrial do Município.Saúde- Edvaldo Bione teve o seu pedido de convocação para vir à Câmara da Secretária de Saúde da Prefeitura da Vitória, encaminhado após aprovação do Plenário. A Secretária VeraLuce Lira foi convidada oficialmente para comparecer a Casa Diogo de Braga a fim esclarecer o funcionamento dos Postos de Saúde nos Bairros, bem como a operacionalidade de vários programas/projetos na área de Saúde aplicados no Município. VeraLuce Lira conta com o prazo de 30 (trinta) dias para se pronunciar a respeito.

“Cofres cheios”- O vereador Saulo Albuquerque (PSB) questionou o atraso no pagamento dos salários de centenas de comissionados da Prefeitura da Vitória de Santo Antão. O socialista que assume a oposição ao governo de Elias Lira (PSD), atestou que o Chefe do Executivo procura, segundo ele, “esconder a real situação de sua prestação de contas no TCE quando tenta cumprir as suas responsabilidades sacrificando o funcionalismo”.

Fez questão em lembrar do discurso usado pelo então candidato a reeleição, o parlamentar retrucou. “O prefeito afirmava aos quatro cantos da cidade que agora as contas da gestão municipal estavam em dia e havia dinheiro para tocar as obras prometidas, pois não o fez antes por conta da suposta dívida deixada pela gestão anterior. E agora?! O que falta?”, questionou Dr. Saulo.

Deixe um comentário