Destaques Economia Últimas Notícias

Campanha de coleta de pilhas da ETE de Limoeiro já arrecadou 37 kg em 20 dias

Você sabia que apenas uma pilha ou bateria pode contaminar 20 mil litros de água e passar cerca de 500 anos para se decompor? Pensando nisso, seis estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcanti, localizada em Limoeiro, criaram o projeto “Bote pilha nesse projeto”, que em apenas 20 dias já recolheu aproximadamente 37 quilos de pilha.

Feitos com garrafas PETs, os papa-pilhas tem um formato de labirinto, o que os tornam mais atraente e chamam atenção das crianças e adolescentes. São oito labirintos distribuídos em escolas e associações comerciais e para divulgação da campanha, estudantes e professores realizaram panfletagens e palestras nas escolas. Os papa-pilhas foram idealizados para cumprir o desafio proposto pelo Torneio Virtual de Ciências, realizado pelo Espaço Ciência de Pernambuco.

Mostrando a importância do descarte correto das pilhas e baterias, a professora Elen Carolina Costa, responsável pelo projeto, informou aos seus estudantes sobre o mal que faz ao meio ambiente os metais pesados que contém esses objetos. “Eles ficaram abismados com o tamanho do estrago feito apenas por uma pilha jogada no meio ambiente e entraram de cabeça na nossa campanha”, fala.

Os idealizadores da campanha pretendem distribuir papa-pilhas em todas as escolas municipais e estaduais do município. Após a coleta, o material será encaminhado para o local onde será feita a reciclagem.  “Foi uma experiência muito interessante ter a oportunidade de poder fazer algo que faz a diferença, que é simples, importante e muito satisfatório”, diz o estudante Joaquim Sirino Leite.

Deixe um comentário