O coração é considerado o motor do corpo. O órgão é responsável por bombear o sangue para todo o organismo. No Dia do Cardiologista, comemorado nesta quarta-feira (14), o coordenador médico da UPAE Carpina, Jullian Muniz, reforça a importância dos cuidados com essa potente parte do nosso sistema.
“A ideia do check-up cardiológico é identificar problemas de saúde que podem causar complicações futuras, como infarto e derrames, e cortar pela raiz esse problema. Isso pode evitar que essas doenças aconteçam ou que gerem complicações no futuro. Também existem pacientes que são hipertensos, diabéticos, que têm obesidade ou outras patologias. Daí a importância de realizarmos o check-up cardiológico nesses pacientes”, detalha o Jullian, que também é cardiologista.
O especialista explica que, na unidade, os pacientes da Mata Norte do Estado encontram exames importantes para a linha do cuidado cardiológico. “Aqui na UPAE Capina, nós temos, além do ecocardiograma, uma espécie de ‘ultrassom do coração’, temos os exames de Mapa, que faz a avaliação da pressão por 24 horas; o Holter, que avalia as arritmias durante 24 horas; e o teste ergométrico (esteira), onde avaliamos o funcionamento do coração, as arritmias e a pressão, durante o esforço físico”, destaca o médico.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. O cardiologista lembra que, além dos exames e das consultas com o cardiologista, outras medidas também são necessárias para evitar problemas futuros.
“É preciso também fazer a nossa parte fora do consultório. Cuidar da alimentação, fazer exercícios regularmente, reduzir o peso, ter uma vida com menos estresse, além de evitar cigarro e bebidas alcoólicas. Todos esses cuidados são necessários para que o nosso coração seja realmente o motor que funciona no nosso corpo”, completa o médico.