Destaques Regional Últimas Notícias

Carnaval com criança: Pediatra alerta que cuidados precisam ser redobrados

Uma das festas mais democráticas do mundo, o carnaval pernambucano tem programação para todas as idades, incluindo as crianças, que contam com polos e atrações específicas tanto em Olinda, quanto no Recife. Aproveitar a Folia de Momo com os pequenos, no entanto, exige ainda mais cuidados. Plantonista da Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço (UPA SLM), a médica pediatra Queila Oliveira reforça a importância de uma atenção redobrada com os pequenos, seja com a exposição ao calor, o consumo de alimentos e, até mesmo, com o uso de tintas e maquiagens. 

“A questão mais importante é dar preferência aos blocos infantis e festas de bairro, evitando a exposição solar entre as 10h e as 16h, e, também, os blocos de adultos com música alta ou com grande público. Ambientes com muita aglomeração e calor excessivo podem causar mal-estar e, nesses casos, é importante retirar a criança do local, procurar um ambiente mais tranquilo, com sombra, oferecer água e sempre procurar ajuda profissional. Manter a rotina do sono também é uma boa, pois ela é fundamental para o desenvolvimento adequado da criança, ajudando inclusive na imunidade. Então, nada de ficar até muito tarde na rua”, alerta Queila. 

Parte fundamental da diversão do carnaval pernambucano, principalmente quando falamos de crianças, as fantasias merecem um cuidado à parte na folia. Isso porque é bem fácil ver pais empolgados com adereços diferenciados para os mini foliões ou foliãs. Sejam de super-herói, vilões ou personagens de desenhos animados, as fantasias precisam ser leves, ligeiramente folgadas e sem adereços pontiagudos, cordas ou botões pequenos para evitar acidentes. Também vale a pena apostar em pulseiras ou crachás que possam identificar a criança.

“As fantasias e roupas são uma ótima opção de segurança contra o sol. Por isso vale pensar em roupas com proteção UV, sem deixar de utilizar o protetor solar, é claro. Importante complementar o look com sapatos confortáveis e, se for usar maquiagens, optar sempre por aquelas hipoalergênicas e atóxicas”, completa a profissional.

De olho na alimentação – Para enfrentar a maratona que são os cinco dias de carnaval, o cuidado com a alimentação também é fundamental para as crianças. Importante é sempre optar por levar alimentos de casa, principalmente as frutas do verão que são ricas em água, como melancia, melão ou laranja. Evitar frituras, alimentos industrializados e comidas de rua também é algo com o que se preocupar. 

A hidratação constante também é bem importante. “Oferecer líquidos em pequenos goles e não esperar a criança pedir ajuda a prevenir a desidratação. Vale água, água de coco e sucos naturais. Não se deve oferecer refrigerantes e sucos de caixinhas, que têm alto teor de corante e muito açúcar”, complementa Queila.

Deixe um comentário