Destaques

Carpina e Tracunhaém recebem Festival e Mostra Canavial

Os projetos Tem Samba no Terreiro e Mostra Canavial de Cinema são os destaques do fim de semana em Carpina e Tracunhaém. Os eventos atraem milhares de pessoas e prometem repetir o sucesso que a Mostra e o Festival Canavial tem atingido nas demais cidades da Mata Norte, já contempladas com as atividades.

TRACUNHAÉM

Conhecida nacionalmente por seu grande destaque no artesanato, Tracunhaém foi nomeada “Terra do artesanato de barro”. São mais de 130 artesãos, entre eles 03 reconhecidos como patrimônios vivos do Estado, que produzem variedades artesanais, seja em peças utilitárias ou em cerâmicas artísticas. São recorrentes nas confecções das peças a temática religiosa e a cultura popular do local. Fazem parte da tradição da cidade também o maracatu rural e o Bloco rural. Está localizada a 63 km da capital.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM TRACUNHAÉM

28 e 29/11/2013 (Quinta e Sexta) – Mostra Canavial de Cinema

Local: Praça do Trabalhador Rural

Hora: 19h30

CARPINA

Carpina é conhecida como “Cidade dos Mamulengos”, possui diversos artesãos e brincantes dessa manifestação cultural. Mas também se destaca por sua pluralidade cultural com Maracatus rurais, emboladores e cirandeiros. Está localizada a 56 km de Recife.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM CARPINA:

30/11/2013 (Sábado) – Tem Samba no Terreiro – Carpina

Local: Sede do Maracatu Leão Vencedor

Hora: 22h

Sambada com os Mestres João Limoeiro do Maracatu Leão Vencedor (Carpina-PE) e João Paulo do Maracatu Leão Misterioso (Nazaré-PE)

30/11 e 01/12/2013 (Sábado e Domingo) – Mostra Canavial de Cinema – Carpina

Local: Praça 01

Hora: 19h30

 

>>TEM SAMBA NO TERREIRO

05 terreiros da Zona da Mata Norte Pernambucana, 07 Maracatus Rurais, 07 Mestres, uma caboclaria animada e muito samba. Esse é o projeto TEM SAMBA NO TERREIRO, a realização de atividades culturais em terreiros de renomados Maracatus Rurais da região, para reviver antigas tradições dessa manifestação popular, as sambadas – brincadeiras que duram a noite inteira, com muito verso de improviso, num duelo poético entre dois Mestres de Maracatus distintos. Nos terreiros dos Maracatus: Pavão Misterioso de Upatininga, em Aliança; Leão Misterioso de Nazaré da Mata, em Nazaré da Mata; Leão Misterioso de Tracunhaém, em Tracunhaém; Águia Dourada de Nazaré da Mata, em Nazaré da Mata; e Leão Vencedor de Carpina.

 

>>MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA

A 3ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival. Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte. Ano passado, implementou um núcleo de produção audiovisual nesta região, marcada em nossa atualidade pelo desenvolvimento econômico como a instalação de empresas de grande porte como a FIAT, investimentos massivos na construção do complexo esportivo para a Copa do Mundo de 2014. Como resposta a esses acontecimentos, a Mostra Canavial se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas e gratuitas, debates e celebrações.

Deixe um comentário