Destaques Educação Saúde Últimas Notícias

Carpina realizada Semana da Pessoa com Deficiência

Em comemoração à 2ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência no município, realizada de 20 a 24 de agosto, nas escolas da rede pública municipal de ensino, a Secretaria de Educação do Carpina (SEDUC) realizou, nesta terça-feira (21), uma palestra educativa para tratar sobre inclusão e acessibilidade de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) no sistema educacional.

Sob o tema “Escola Inclusiva: Educação para Todos”, diversos alunos, professores, gestores municipais e autoridades públicas estiveram reunidos no auditório da prefeitura participando do evento. A Secretária Municipal de Educação, Milca Maria, comentou sobre o bom desempenho da educação inclusiva nas escolas municipais da cidade e que isso é fruto, principalmente, da interação entre as famílias e a escola de forma geral, que têm contribuído para que o desenvolvimento dos alunos siga de forma sadia e construtiva.

“Educação também é direito. Quando olhamos para a educação inclusiva dando certo em Carpina, só podemos estar felizes. A Rede Municipal está fazendo o dever de casa, não apenas como direito, mas com amor e empenho. Todas as nossas escolas estão vivenciando este momento de conscientização. Estou muito feliz por que as famílias vieram participar e essa interação é importantíssima, principalmente quando há o reconhecimento dos pais diante de um trabalho feito com amor. Somos gratos a Deus por termos uma equipe competente e empenhada a ajudar estes alunos”,afirmou Milca.

Segundo a Coordenadora de Educação Especial da SEDUC, Mabel Leão, houve um aumento considerável no número de estudantes com necessidades especiais matriculados. Do início de 2017 até agosto deste ano, a quantidade de alunos cadastrados subiu de 91 para mais de 220 inscritos na rede pública. A Secretaria de Educação fortaleceu o corpo letivo com a contratação profissionais capacitados em cuidados especiais, como professores intérpretes de libras, braille e outras modalidades.

“Inclusão começa com a sensibilidade e sensibilidade vem do coração. O desafio é grande quando se trata de alunos PNE. As vezes as dificuldades vêm desde o núcleo familiar, mas graças a Deus temos uma gestão com olhar voltado a causa de acessibilidade e inclusão que têm nos ajudado e investido muito para melhorar ainda mais a qualidade do ensino. Nós ampliamos a cobertura nas escolas com a contratação de mais cuidadores e estamos colhendo bons fruto de nosso trabalho ”, disse.

Marcone Rodrigues foi um dos pais participantes do encontro. Ele tem um filho com Síndrome de Down e Autismo, que está matriculado em uma escola da rede pública municipal. Rodrigues disse estar satisfeito com o trabalho desenvolvido e que nem em escolas privadas conseguiu resultados tão bons. “Meu filho começou a estudar em escolas particulares, mas não víamos um bom acompanhamento sendo feito. Nós nos surpreendemos quando colocamos ele em uma escola pública do município e vimos o quadro mudar. Nosso filho melhorou muito e vimos a qualidade do ensino e acompanhamento que ele está tendo na escola”, afirmou.

A palestra foi ministrada pela Especialista em Educação Especial e Pedagoga, Ana Claudia Albuquerque. O momento também contou com apresentações do Coral de Flautas da Escola Maria Anunciada, que entoou o Hino de Carpina em comemoração aos seus 90 anos, e da aluna Joice Carla, cantando e encantando a todos com sua linda voz. A Semana da Pessoa com Deficiência está sendo vivenciada em toda a rede pública municipal de ensino do Carpina.

Deixe um comentário