Destaques Saúde

Carpina recebe etapa regional dos jogos paraolímpicos de Pernambuco

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco promove, os Jogos Paralímpicos de Pernambuco. Serão cerca de 1,5 mil paratletas de todo o Estado em busca de medalhas no atletismo, tênis de mesa, futebol de 5, futsal, na bocha e na natação. A competição será realizada em seis municípios diferentes e terá duração de aproximadamente quatro meses.

A primeira etapa será destinada aos paratletas da Região Metropolitana, e aconteceu no último sábado (15) e domingo (16), no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife.

Depois a competição segue para Carpina (Mata Norte), Pesqueira (Agreste Meridional), Custódia (Sertão), Petrolina (Alto Sertão), Bezerros (Agreste Setentrional) e Joaquim Nabuco (Mata Sul). Os campeões de cada regional se encontrarão na fase final, que será novamente no Recife.

Os Jogos Paralímpicos reunirão competidores com deficiência auditiva, visual, física e intelectual. Eles serão divididos nas categorias mirim (10 a 13 anos), infantil (14 a 17 anos) e aberta (a partir de 18 anos). Os melhores colocados da categoria mirim se classificam para as Paralimpíadas escolares, que serão realizadas entre 23 e 28 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Os Jogos têm como finalidade promover o intercâmbio social dos competidores, além de exaltar a prática esportiva como um fator de cidadania, inclusão e de formação de novos talentos entre as pessoas com deficiência.

“Pernambuco sempre foi conhecido por formar grandes atletas paralímpicos, como foi o caso de Rosinha Santos, Suely Guimarães, Luís Silva. Atualmente, temos Jenifer Martins e Phelipe Rodrigues, que acabaram de conquistar medalhas no Pan-Americano. Nossa intenção é descobrir novos campeões e promover a inclusão de outras pessoas com deficiência no esporte”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Calendário jOGOS

Deixe um comentário