Saúde Últimas Notícias

Caruaru: Ipem e Apevisa interditam farmácias de manipulação

Durante uma operação conjunta entre a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), foram encontradas irregularidades sanitárias em oito farmácias de manipulação localizadas em Caruaru. Desse total, uma foi interditada e outra foi parcialmente interditada.

“Do ponto de vista sanitário, oito estabelecimentos possuíam irregularidades. Sejam medicamentos vencidos ou sem licença de comercialização. Além disso, duas farmácias tiveram balanças interditadas pelo IPEM”, explica o gerente da Apevisa, Jaime Brito. Agora, os estabelecimentos responderão a um processo administrativo sanitário e poderão ser punidos. As punições variam de uma simples advertência até a interdição definitiva e ou multa que varia de dois mil a R$ 1,5 milhão.

Chamada de Operação Galeano, a ação conta com uma equipe reforçada, composta de 13 fiscais do Ipem e 12 técnicos e farmacêuticos da Apevisa e deve ser realizados em mais municípios pernambucanos.

Os fiscais do Ipem vão observar as condições das balanças de precisão, utilizadas especificamente para pesagem de medicamentos. Já os técnicos da Apevisa irão inspecionar as condições sanitárias do ambiente, além de fiscalizar os produtos e medicamentos controlados e antibióticos. Outra área que os técnicos da agência irão observar será a questão do controle de qualidade dos insumos e medicamentos manipulados.

Deixe um comentário