Destaques

Casa Joaquim Nabuco comemora 178 anos

Programação festiva marcou, nesta quarta- feira (03), os 178 anos de instalação da Assembleia Legislativa. O ponto alto da celebração foi a entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, durante Reunião Solene. “A Casa Joaquim Nabuco reverencia a memória dos grandes pernambucanos que marcaram nossa história de luta com a Revolução de 1817”, destacou o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT).

A comenda, criada em 2008, é concedida pela Casa Joaquim Nabuco, anualmente, à pessoa e entidade que se destacam na defesa da democracia e da igualdade de direitos. “Ideais tão ardorosamente defendidos pelos comandantes da Revolução Pernambucana de 1817, na qual Frei Caneca foi um dos líderes”, completou o presidente da Alepe.

Este ano, na categoria Pessoa Física, a medalha foi conferida à ex-deputada e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), Teresa Duere, por indicação do deputado Sebastião Rufino (PSB). Na categoria Pessoa Jurídica, o agraciado foi o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), por iniciativa de Uchoa.

O presidente saudou os homenageados e os convidados, destacando a importância do Poder Legislativo para o estado democrático de direito. “A Casa tem a nobre e elevada missão de representar os interesses e os anseios do povo pernambucano”, frisou, justificando, ainda, a escolha dos agraciados. “Teresa atua de forma brilhante na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, observou, acrescentando a formação e a trajetória profissional da presidente do TCE.

O Sindaçúcar atua em defesa de todos os envolvidos na cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro e é também referência nacional em pesquisa e avanços tecnológicos, de acordo com Uchoa. “A entidade tem contribuído ainda com ações de sustentabilidade e responsabilidade social, apoiando projetos e programas inovadores.” A atuação da primeira presidente do TCE, Teresa Duere, também foi destacada por Rufino, que ressaltou o currículo e a postura política da homenageada durante o regime militar e o exílio, no Chile e no México. “Mesmo distante, não se afastou das questões ligadas à cidadania”, pontuou o socialista.

O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, agradeceu. “A Alepe sempre fez justiça à indústria existente no Estado e recebemos essa comenda com bastante orgulho, esperando continuar empreendendo, mantendo os ativos agroindustriais, principalmente, com o apoio dos parlamentares.” Emocionada, Teresa disse que voltava à tribuna do Plenário, após 11 anos. “Por quase uma década (1993 a 2002), estive aqui defendendo o povo pernambucano e é uma satisfação voltar, principalmente quando a Casa, palco do liberalismo e da democracia, aniversaria”, registrou.

Primeiro-secretário, João Fernando Coutinho (PSB) observou que “o Legislativo é o poder mais democrático e mais representativo, e que comemora mais um aniversário com o mesmo sentimento dos colegas que passaram pela Casa ao longo de sua história”. O cantor e compositor Nando Cordel e a Orquestra Criança Cidadã se apresentaram em comemoração à data.

A Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco foi instalada em 1o de abril de 1835, no Forte do Matos, localizado no Bairro do Recife. Em 1o de março de 1875, ganhou nova sede, na Rua da Aurora, que passou a se chamar Palácio Joaquim Nabuco, em 1948. Lançamento – Na abertura da Reunião Solene, Uchoa fez o lançamento simbólico do Livro Transitando pela história: documentos do Poder Legislativo de Pernambuco, organizado pela Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo. A obra analisa documentos do arquivo da Alepe e os apresenta em 12 capítulos.

O Relatório Bienal 2011/ 2012, contendo a síntese das ações do Poder Legislativo no período, foi entregue aos parlamentares. O documento foi elaborado pela Assistência de Comunicação Social. Ainda foi apresentada a marca que vai estampar o material publicitário da Assembleia Legislativa em 2013. A peça faz alusão à Copa das Confederações. E, para mostrar o funcionamento da Assistência de Comunicação, foi exibido um vídeo institucional produzido pela equipe da Assembleia na TV.

Deixe um comentário