Últimas Notícias

Cerca de 20% dos filmes exibidos no Cine PE teve apoio do Funcultura

Os olhos dos pernambucanos se voltam a partir desta quinta-feira (26/4) para o cinema. Tem início hoje, às 20h, a 16ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual, que seguirá até o próximo dia 2 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, e em outros locais do Recife e de Olinda. Ao longo dos sete dias do festival, o público poderá assistir a 43 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens. Na programação, oito contaram com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) para a sua realização.

A recente safra da produção audiovisual feita em Pernambuco é um dos destaques desta edição do Cine PE, que apresenta para o público curtas, como “Zuleno”, de Felipe Peres Calheiros; “Zé Monteiro – o homem que venceu as cinco mortes”, de Wilson Freire; “Elisa”, de Alice Gouveia; “Di Melo, o imorrível”, de Alan Oliveira e Rubens Pássaro;  “Dia estrelado”, de Nara Normande; “Poeta urbano”, de Antônio Carrilho; e “Garotas da moda”, de Tuca Siqueira, além do longa “Na quadra das águas perdidas”, de Wagner Miranda e Marcos Carvalho.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco é uma das convidadas para o seminário temático “Economia da cultura e políticas culturais segmentadas”, na mesa de discussão sobre “Política segmentada para os fundos públicos”, que acontece nesta sexta-feira (27/4), às 15h, na Fundaj do Derby. O coordenadora de Audiovisual da Secult/PE, Carla Francine, estará com Vitor Ortiz, secretário executivo do MinC, neste debate.

A expectativa de público total para esta edição é de 30 mil pessoas. Desde a primeira edição, em 1997, o Cine PE soma mais de 300 mil espectadores e 808 filmes exibidos.

Homenagens- Os homenageados deste ano serão os diretores Fernando Meirelles e Cacá Diegues, que faz 50 anos de carreira, e o ator Ney Latorraca. Os três confirmaram presença no Recife para receber a Calunga Dourada. Para enaltecer algumas obras dos homenageados, serão exibidos na Mostra Especial os filmes “Xingu”, com direção de Cao Hamburger e produção da O2/Globo Filmes, de Meirelles; “Xica da Silva”, com direção de Cacá Diegues; e “O beijo no asfalto”, de Bruno Barreto (em homenagem a Ney Latorraca, que atua no filme).

 

Confira aqui a programação completa do 16ª Edição do Cine PE

Serviço:

16º Cine PE Festival do Audiovisual

De 26 de abril a 2 de maio, a partir das 20h. Em algumas datas, há exibições a partir das 16h.

Local: Teatro Guararapes-Centro de Convenções de Pernambuco

Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) – apenas para filmes da Mostra Competitiva, com exibições a partir das 20h.

Vendas antecipadas: Castigliani Café (Rua Henrique Dias, 609 – Derby Recife. Tel.: 81-3073.6683)

Informações: www.cine-pe.com.br

Deixe um comentário