Destaques Últimas Notícias

Cidades da Mata Norte festejam São Sebastião

Na Mata Norte a comunidade católica vivencia a tradicional festa de São Sebastião. Em algumas cidades os festejos iniciaram desde o início do mês com as novenas, procissões e celebrações de missas. Em todas as cidades é marcante a religiosidade e devoção ao santo que chega a ser padroeiro em algumas delas.

Em Lagoa de Itaenga, o encerramento do novenário do padroeiro acontece neste sábado (20), com uma liturgia que inicia às 5hs, com o Despertar da Sinfonia da Lagoa, em seguida, às 10hs, acontece a Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz. A procissão inicia às 17hs e em seguida haverá a missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Lucena. Devido o dia dedicado a São Sebastião a feira Livre que sempre acontece aos sábados foi antecipada para esta sexta- feira (19). Haverá também shows artísticos na praça principal.

Em Carpina, nesta sexta- feira (19), as comemorações iniciam as 18h30 com a oração do terço, do tríduo e ladainha, e em seguida a Celebração Eucarística com o Pe. Severino. No sábado (20), Dia da Festa, as comemorações começam, às 6hs, com o Ofício de Nossa Senhora. A procissão com a imagem de São Sebastião sai da capela as 18h30 e o novo pároco de Carpina, Laércio Barbosa, preside a missa campal. Esta é a segunda maior festa religiosa em comparação com o novenário do padroeiro São José.

Em Paudalho, as homenagens ao santo começam nesta sexta- feira (19) e seguem até o dia 28 de janeiro. Para a abertura haverá a procissão da bandeira e em seguida missa na Capela de São Sebastião. A liturgia segue com outras celebrações eucarísticas.

Além da programação religiosa e o palco principal, na Praça Pedro Coutinho, foi organizada uma programação no Polo Cultural com atrações regionais.

 Confira a programação:

 ATRAÇÕES POLO CULTURAL

Dia 19  – Zeca Cirandeiro

Dia 20 – Calouros finalistas do canta Paudalho

Dia 21 – Aleff Couter e Banda Perigosa

Dia 22 – Zominho Soares, Biu cabloco e Marcelo Leon

Dia 23 –  Grupo de dança Raízes da Mastruz, Cia de dança os Frenéticos do Gueto,

Grupo de dança Checkmat e Grupo musical Face a Face

Dia 24 – Os Populares Nordestino e Babo do Arrocha

Dia 25 – Viajantes do Brega e Pablo de Paudalho

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Sexta-feira – 19: Procissão da Bandeira presidida pelo Pe. Cleyton Coutinho Urbano.

Sábado –  20: Memória Litúrgica de São Sebastião. A obra missionária: O testemunho cristão. 5h Missa com a Benção dos Pães. 19h Oração do Terço. 19h30 Novena e Celebração Eucarística.

Domingo – 21: A obra missionária: A formação Missionária. 16h festival de prêmios. 19h Oração do terço. 19h30 Novena e Celebração Eucarística.

Segunda – 22: As igrejas particulares na missão. 19h oração do terço e segue até às 19h30 Novena e Celebração Eucarística.

Terça-feira – 23: Vocação missionária. 19h oração do terço e segue até às 19h30  Novena e Celebração Eucarística.

Quarta-feira – 24: Espiritualidade missionária. 19h oração do terço e segue até às 19h30  Novena e Celebração Eucarística.

Quinta-feira – 25: Organização da atividade missionária. 19h oração do terço e segue até às 19h30  Novena e Celebração Eucarística.

Sexta-feira – 26: Cooperação missionária: Bispos, presbíteros e diáconos. 19h oração do terço e segue até às 19h30  Novena e Celebração Eucarística.

Sábado – 27: Cooperação missionária: os leigos. 19h oração do terço e segue até às 19h30  Novena e Celebração Eucarística.

Domingo – 28: “Dia de Festa”. 5h alvorada festiva com repique dos sinos. 8h batizados – Igreja Matriz. 10h missa solene em honra a São Sebastião. Animação: Coral do Divino Espírito Santo. 16h Concentração e santa missa. 17h Procissão com a imagem de São Sebastião percorrendo as ruas da cidade, com retorno do Livramento onde ocorrerá pregação, benção do santíssimo sacramento encerrando as festividades.

 

PALCO PRINCIPAL

Sexta-feira – 26: Paulo Márcio e Victor Santos

Sábado – 27: Bateu a Química e Santropê

Domingo – 28: Mestre Anderson  e Ciranda Raiz da Mara Norte, Torpedo e Forró do Pistolão.

 

Deixe um comentário