Saúde Últimas Notícias

Cisam reabre com capacidade ampliada

Foto: SES

Foto: SES

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), conhecido como Maternidade da Encruzilhada e ligado à UPE, foi reaberto na manhã desta segunda-feira (02), com a presença do governador Eduardo Campos e dos secretários de Saúde e Ciência e Tecnogia, Antonio Carlos Figueira e Marcelino Granja, respectivamente, além do reitor da UPE, Carlos Calado.

A unidade, referência para gestação de alto risco, juntamente com Imip, Hospital das Clínicas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Jesus Nazareno (Caruaru), estava fechada há um ano e um mês, devido a problemas estruturais. Com investimento de R$ 15 milhões, foram refeitas instalações elétricas, hidráulicas e toda estrutura foi adequada às normas da Anvisa. Bloco cirúrgico, sala de parto e emergência obstétricas foram reformados e novos equipamentos foram comprados.

O Cisam reabre com 111 leitos,  sete a mais na época do fechamento –  isso porque está sendo inaugurada uma UTI materna. A capacidade de realização de partos passará de 250 para 300 por mês. Por mês, o custeio da unidade terá um valor de R$ 1,7 milhão, com recursos da Secretaria Estadual de Saúde e do programa federal Rede Cegonha. Para reforçar o quadro, estão assumindo 117 profissionais aprovados em concurso.

“Gostaria de agradecer ao secretário Antonio Carlos Figueira pelo apoio, em todos os momentos, colocando sua equipe à disposição dessa obra, especialmente no momento em que ela estava paralisada e hoje estamos entregando um novo serviço”, disse em discurso o reitor Calos Calado.

Deixe um comentário