Uma redução de quase meio bilhão de reais no faturamento do setor canavieiro pode ocorrer devido aos efeitos da seca. A informação foi divulgada durante audiência pública da Comissão de Agricultura, realizada em Limoeiro, na última sexta-feira (25), para debater os prejuízos causados pela falta d’ água e as ações do Governo para amenizar o problema. A solicitação partiu do prefeito do município, Ricardo Teobaldo, do PSDB.
Durante a audiência, Teobaldo sugeriu maior celeridade às ações de enfrentamento da estiagem, por meio de uma parceria com o Executivo Estadual, no sentido de dividir o custo dos investimentos entre o município e o Estado. O presidente do Comissão, deputado Claudiano Martins Filho, do PSDB, destacou a importância do encontro.
O diretor presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Andrade Lima, informou que o setor terá uma redução de 30% na safra, o que pode ocasionar a demissão de 81 mil trabalhadores rurais.O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Julio Zoé, detalhou algumas ações da Operação Seca, criada pelos Governos Federal e Estadual para impedir que a estiagem prejudique a pecuária e a agricultura. Zoé também informou que o Banco do Nordeste ofereceu uma linha de crédito especial, disponibilizando doze mil e quinhentos reais para pequenos produtores e cem mil reais aos médios e grandes lavradores.
Para o abastecimento da população, 830 caminhões-pipa foram autorizados a distribuir água. Já o milho será vendido ao preço subsidiado de dezoito reais e dez centavos por saca, limitado a três toneladas ao mês. Os deputados José Humberto, do PTB, e Zé Maurício, do PP, defenderam que é preciso aprender a conviver com o clima Semiárido, de maneira que os períodos de seca não prejudiquem a população. Também estiveram presentes à audiência prefeitos e vereadores da região Agreste, além de representantes do setor de cana-de-açúcar.