A estiagem prolongada que vem prejudicando os produtores rurais do Estado foi debatida, nesta quarta (21), em audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura. O encontro aconteceu no estande da Assembleia Legislativa na Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, e contou com a participação de parlamentares, produtores e agricultores.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados, Albérico Bezerra, explicou que houve uma redução de mais de 50% da produção de leite no Estado, devido à seca, ressaltando que o prejuízo atingiu tanto a indústria quanto os produtores. O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, afirmou que a estiagem pegou a todos de surpresa, mas o Governo não mede esforços para minimizar os estragos e dar assistência a mais de um milhão de pessoas.
O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, do PDT, destacou a importância das ações realizadas pela Comissão de Agricultura durante a feira, lembrando que a iniciativa é uma contribuição da Casa Joaquim Nabuco aos pequenos e médios criadores.
O presidente do colegiado, Claudiano Martins Filho, do PSDB, recebeu uma placa da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos em agradecimento ao apoio do colegiado à entidade. O deputado agradeceu a iniciativa da associação e afirmou que o encontro foi produtivo, uma vez que as ações realizadas pelo Estado foram esclarecidas para o público presente. No final do encontro, um trator foi entregue ao Sindicato dos Produtores de Leite do Estado como resultado de uma emenda parlamentar apresentada por Claudiano Filho ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A entidade já conta para 2013 com 215 mil reais em emendas apresentadas por deputados em benefício dos produtores de leite.