Política

Comissão de deputados visita instalações da Usina Catende

Foto: Reprodução

Parlamentares da Assembleia visitaram, nesta segunda (07), as instalações da Usina Catende, na Zona da Mata Sul do Estado. Os deputados integram a Comissão de Representação criada especificamente para acompanhar o leilão público do empreendimento industrial. O objetivo da saída foi verificar in loco as possibilidades de funcionamento das máquinas e discutir soluções para os problemas da usina.

Funcionando em regime de massa falida há 16 anos, a Usina Catende opera em crise, sobretudo pelo acúmulo de dívidas. Apesar disso, o empreendimento ainda serve de base para a economia de diversos municípios da região, como Palmares, Água Preta e Maraial. Avaliada para venda em leilão com lance mínimo de cem milhões de reais, a usina ainda precisa receber um investimento de 15 a 20 milhões de reais paa que funcione a pleno vapor.

A visita também contou com a participação de diretores da Cooperativa Pindorama. Localizada no município de Coruripe, no Estado de Alagoas, a cooperativa existe há 50 anos e é administrada por trabalhadores rurais. Experientes na gestão do setor sucroalcooleiro, os convidados apresentaram sugestões para melhorar o funcionamento da Usina Catende. O presidente da cooperativa, Klécio Santos, reconheceu que as máquinas da usina estão bastante sucateadas, mas disse que o empreendimento tem um grande potencial, principalmente em decorrência da força de vontade da população local.

Integrante da Comissão de Representação da Assembleia, o deputado Aluísio Lessa, do PSB, destacou que apenas uma gestão eficiente poderá salvar a Usina Catende.

Também participaram da visita técnica os deputados Zé Maurício, do PP, Henrique Queiroz, do PR, e Rildo Braz, do PRP, representantes do Banco do Brasil, do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar, da Associação de Fornecedores de Cana-de-açúcar e da Cooperativa da Usina Catende.

À tarde, os parlamentares se reuniram com o Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, no Palácio do Campo das Princesas a fim de expor as informações apuradas durante a visita e debater as questões relacionadas com o leilão.

 

*Com informações da Alepe

Deixe um comentário