Política

Comissões Técnicas da Alepe iniciam trabalhos

A manhã desta quarta (11 de fevereiro) foi movimentada na Assembleia, com a instalação de nove Comissões Técnicas, e a eleição de presidentes e vice-presidentes desses colegiados. À tarde, mais dois grupos iniciaram os trabalhos. Crise hídrica e energética, medidas de reforço à área de segurança pública e os grandes empreendimentos econômicos em andamento no Estado foram alguns dos temas anunciados na agenda das Comissões.

O deputado Zé Maurício, do PP, foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente. Ele destacou que a crise hídrica e energética será tema do colegiado. O vice-presidente será José Humberto Cavalcanti, do PTB, que presidiu a Comissão entre 2011 e 2013. 

As Comissões de Justiça e de Finanças aprovaram, na manhã dessa quarta, projetos que tratam da segurança pública, a exemplo do que institui a Gratificação Pacto pela Vida. Raquel Lyra, do PSB, foi reconduzida à presidência da Comissão de Justiça e o deputado Clodoaldo Magalhães, também do PSB, também foi reeleito presidente da Comissão de Finanças. Ângelo Ferreira, do PSB, é vice-presidente de Justiça, e Lucas Ramos, do PSB, ocupa o mesmo cargo em Finanças. 

Debater a economia e o turismo de Pernambuco, com foco nos projetos que estão em andamento e nos que foram anunciados pelo poder público e privado. Este é um dos principais objetivos que o presidente eleito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Aluísio Lessa, do PSB, anunciou para o biênio 2015/2016. O grupo terá como vice-presidente o deputado Miguel Coelho, também do PSB.

A Comissão de Administração Pública aprovou sete projetos, incluindo o que propõe alterações na Lei Orçamentária Anual, de autoria do Poder Executivo. A proposta autoriza o Governo a abrir crédito especial de cerca de 200 milhões de reais em favor da vice-governadoria, Secretarias de Desenvolvimento Social, de Justiça, da Micro e Pequena Empresa e de Habitação. Ângelo Ferreira, do PSB, foi escolhido presidente da Comissão de Administração Pública. Já Adalto Santos, também do PSB, vai ocupar a vice-presidência.

A Comissão de Agricultura vai ser presidida pelo deputado Miguel Coelho, do PSB. Ele ressaltou que não medirá esforços para que o colegiado cumpra seus objetivos, especialmente para beneficiar os agricultores. O grupo terá como vice-presidente Manoel Santos, do PT. 

Deputados da Comissão de Saúde citaram transparência e atendimento a carências regionais como prioridades. O presidente eleito do colegiado, Odacy Amorim, do PT, afirma que a coleta de informações referentes aos repasses à saúde deve ser uma das primeiras ações do grupo. O vice-presidente do grupo, deputado Dr. Valdi, do PP, defendeu o reajuste da tabela do SUS. 

Negócios Municipais terá como presidente o deputado Rogério Leão, do PR, e a deputada Socorro Pimentel, do PSL, será a vice. Para Leão, dirigir os trabalhos é uma grande responsabilidade, mas ele ressaltou que o papel do parlamentar é enfrentar desafios buscando benefícios para a população.

Já a Comissão de Esporte terá como presidente o deputado Beto Accioly e, como vice, Professor Lupércio, ambos do Solidariedade. Para Accioly, o esporte pode dar uma contribuição no combate às drogas e na diminuição da violência. Segundo o deputado, que já foi atleta, a prática esportiva está abandonada em Pernambuco e no Brasil.

Edilson Silva, do PSOL, e André Ferreira, do PMDB, assumem a Comissão de Cidadania, como presidente e vice-presidente, respectivamente. Edilson afirmou que vai lutar pelo equilíbrio nos debates no colegiado, que considera, pelos temas tratados, o mais próximo da sociedade.

Fortalecer as políticas públicas de gênero, acompanhar os programas estaduais, interiorizar as conquistas alcançadas nos oito anos de existência da Secretaria Estadual da Mulher. Estas são algumas das prioridades da Comissão de Defesa da Mulher, destacadas pela deputada Simone Santana, do PSB, eleita presidente do colegiado, que terá como vice-presidente Priscila Krause, do Democratas. 

Deixe um comentário