Destaques Saúde

Como incentivar crianças a comerem verduras e legumes

Hábitos alimentares adquiridos na infância tendem a se solidificar na vida adulta. A Organização Mundial de Saúde determina que, para uma dieta saudável, é preciso amamentar o bebê durante os seis primeiros meses de vida, comer alimentos variados, ingerir muitos vegetais e frutas, moderar na quantidade de gorduras e óleos e evitar sal e açúcar.

Para isso, os pais precisam inserir estes hábitos desde a infância dos filhos e ficarem atentos aos cuidados com a alimentação e nutrição infantil. Apesar da negativa das crianças frente aos legumes e verduras é possível superar essa rejeição. Uma saída está na persistência e na criatividade.

É comum que, até por volta dos dois anos de idade, as crianças não costumam oferecer resistência aos alimentos. Nesta fase, elas ainda consomem batatas, espinafre e cenouras, por exemplo, em forma de sopa ou papinha.

Por outro lado, a entrada de alimentos industrializados acaba dificultando a aceitação de frutas e verduras em sua forma natural. Nessas situações, cabe aos pais serem exemplos para os filhos, através de uma alimentação adequada com frutas, verduras e legumes e controlando as compras desses gêneros.

Outra dica, é partir para abordagens práticas que auxiliam na educação para uma alimentação balanceada. Transforme a hora da comida um momento lúdico com histórias e jogos para estimulá-los a comer. Aproveite os ingredientes para organizar o prato com a forma de um objeto, rosto ou palavra. Varie nos cortes e na preparação. Organize os pratos juntos e o convide a participar da feira semanal.

Converse sempre sobre a importância do consumo destes alimentos para o crescimento saudável. Permita que a criança brinque com eles e descubra suas cores, sabores e texturas. Por outro lado, não parta para o castigo, caso seu filho rejeite determinada fruta ou verdura e não o force a aceitar todos os legumes, por exemplo.

Deixe um comentário