Destaques Regional Saúde Últimas Notícias

Como levar crianças ao dentista sem medo

A visita ao dentista, para a maioria das crianças, é um dos maiores medos durante a infância. Muitos pais enfrentam dificuldades em levar os pequenos a consultas regulares no consultório. Para evitar esses traumas, a EMS (Electro Medical Systems) – multinacional suíça referência em dispositivos médicos – desenvolveu um novo método de profilaxia dental com um tratamento suave, eficaz e indolor, denominado de Guided Biofilm Therapy (GBT). O acompanhamento bucal desde a infância ajuda na condução de tratamentos odontológicos, além de facilitar a identificação de problemas dentários.

Ana Carla Robatto, cirurgiã-dentista da Clínica Éfika Odontologia Digital, de Salvador, é especializada em Odontopediatria e Ortodontia, e utiliza o método da EMS no atendimento aos pacientes. “A filosofia GBT me acompanha intuitivamente desde o primeiro momento em que comecei a atender crianças no consultório. As minhas abordagens clínicas sempre iniciavam pela revelação de placa bacteriana e orientação de higiene bucal da criança. Esses são alguns passos que compõem a GBT e acrescida dos equipamentos da EMS, conseguimos remover a placa do dente e do sulco gengival sem desgastar o esmalte, nem agredir a gengiva e, caso a criança tenha cálculo, retiramos facilmente sem causar desconforto”, afirma Robatto.

levantamento epidemiológico das condições bucais da população brasileira, realizado pelo Ministério da Saúde, mostra que aos 5 anos de idade, somente 46,6% das crianças brasileiras estão livres de cárie no período do dente de leite (dentição decídua) e, aos 12 anos, 43,5% apresentam a mesma condição na dentição permanente.

Uma das maiores dificuldades do profissional para realizar a profilaxia dental infantil é o receio dos equipamentos, o barulho que emitem e a dificuldade da criança de manter a boca aberta. Com a GBT há menos tensão no tratamento, pois propicia um procedimento sem dor e ruído. Robatto ressalta que cada pessoa tem características específicas, por isso, é preciso ter bastante sensibilidade para interagir positivamente com cada uma. A presença dos pais ou responsáveis também é de vital importância para que a criança se sinta mais segura e à vontade. A família precisa estar envolvida neste processo.

Desde o nascimento do primeiro dente já é possível realizar a higienização dentária do bebê, que geralmente inicia entre 5 e 6 meses. A partir dos 2 anos de idade é possível realizar a profilaxia com a GBT. “Educar é processual e com este novo método que veio da Suíça, consigo abordar sobre a importância da higiene bucal em todas as consultas. Com isso, podemos ensinar as crianças a desenvolverem o hábito de realizar uma higiene bucal sistematizada”, enfatiza a cirurgiã-dentista. Robatto afirma que o intervalo de tempo para realizar a profilaxia dental depende de cada caso, sendo necessário a recomendação do profissional. “O hábito de ir ao dentista de 6 em 6 meses está enraizada na cultura do brasileiro, mas na verdade o período para retorno é muito individualizado, depende o risco à cárie que o paciente apresenta e deve ser estabelecido pelo profissional”, ressalta Robatto.

A EMS também oferece a capacitação de profissionais. O pilar é o programa de educação da Swiss Dental Academy, implementado pela Gislaine Sachetti, gerente responsável na América Latina, junto com os especialistas qualificados para treinar profissionais por meio dos cursos gratuitos.

Deixe um comentário