Economia Últimas Notícias

Conab estima alta de 3,1% na safra de cana

A safra 2015/2016 de cana-deaçúcar do País deve registrar aumento se comparada à anterior, pelo menos é o que prevê a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O primeiro levantamento indica que a produção no Brasil pode chegar a 654,6 milhões de toneladas. Esse valor é 3,1% superior, se comparado aos 634,8 milhões de toneladas da safra 2014/2015.

De acordo com o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre de Andrade Lima, a justificativa para esse bomdesempenho se deve à recuperação dos índices pluviométricos no Centro-Sul, que, na safra anterior, sofreu com a seca. Essa Região representa 90% da produção de cana do País, enquanto que o Nordeste, de 8% a 10%. Apesar de a questão climática ser considerada sempre uma incógnita para os especialistas, o Nordeste, segundo Andrade Lima, já registra bons índices pluviométricos, o que pode contribuir para a safra daqui. A Região deve participar com58milhões de toneladas de cana para produção de etanol e de açúcar.
Ainda com base no estudo da Conab, a área de colheita teve um acréscimo 0,7%. A maior parte da cana-deaçúcar colhida vai ser destinada à fabricação de etanol, o que representa 56,2% da produção. O etanol total deve ter um aumento de 1,9%, passando de 28,66 para 29,20 bilhões de litros. O hidratado, utilizado nos veículos “flexfuel”, deve ter redução de 2,8%. Sai damarca de 16,9 bilhões para 16,5 bilhões de litros. Já o anidro, destinado à mistura com gasolina, apresenta aumento de 8,6%.
Na visão do presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, “o levantamento da Companhia tem uma metodologia mais abrangente. Computa inclusive área destinadas à aguardente, be como áreas de pousio qu não estão em colheita. Os levantamentos do setor sucroenergético são focados essencialmente nas áreas de colheita”. A estimativa, conform Cunha, é que na safra 2015/ 2016 sejam esmagadas 649 milhões de toneladas no País

Deixe um comentário