Últimas Notícias

Condado recebe encontro em prol da salvaguarda do cavalo marinho

Foto: Reprodução

A cidade de Condado, na zona da Mata Norte pernambucana, recebeu nesta quarta- feira (20) o Encontro sobre Registro e Salvaguarda com Mestres e Lideranças de Cavalo-Marinho. O evento é etapa integrante de um projeto maior, o Inventário Nacional de Referências Culturais sobre o Cavalo Marinho, Maracatu Rural, Maracatu Nação e Caboclinho, que busca transformar essas manifestações populares em Patrimônio Imaterial do Brasil.

Realizado desde 2007 pela Secretaria de Cultura do Estado e Fundarpe, através de sua Diretoria de Preservação Cultural, o projeto conta também com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O objetivo do encontro desta quarta é estabelecer um diálogo entre pesquisadores e representantes dos cavalos-marinhos, como forma de garantir a legitimidade do processo. Os mecanismos do projeto serão expostos e debatidos durante o evento, e será feita uma escuta para tomar conhecimento das expectativas dos mestres e lideranças.

O registro de bens de natureza imaterial possibilita maior reconhecimento, produção de memória e apoio a essas práticas culturais. Já são considerados Patrimônio Imaterial do Brasil algumas expressões como o frevo, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o círio de Nossa Senhora de Nazaré, o tambor de crioula do Maranhão, o samba do Rio de Janeiro, o jongo no Sudeste, entre outras manifestações genuinamente brasileiras.O encontro acontecerá a partir das 9h30 (com previsão de término ao meio dia), na sala do antigo Ponto de Cultura, em frente à Prefeitura de Condado.

 

Deixe um comentário