Política

Corredor de rua ganha data comemorativa em Pernambuco

A corrida de rua tem sido a motivação para que as pessoas deixem o sedentarismo e obtenham melhor qualidade de vida. Pensando nesse público, o deputado Ricardo Costa, do PMDB, apresentou projeto de lei criando o Dia do Corredor de Rua. A proposta virou lei em 2013, tornando a data, a ser comemorada em sete de setembro, parte do Calendário de Eventos do Estado. 

Segundo Ricardo Costa, se antes a atividade esportiva não passava de um hobby de fim de semana, hoje conquistou status mais elevado. Ele ressaltou que a data faz referência ao dia do nascimento de um dos maiores entusiastas do atletismo brasileiro, José João da Silva, 58 anos, nascido em Bezerros, no Agreste. O atleta fez história ao quebrar o jejum de 34 anos sem vitórias brasileiras na Corrida de São Silvestre, em São Paulo, em 1980. 

O parlamentar explicou que a lei também visa estimular a ação social por meio do atletismo e contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento do esporte como um todo.

No Brasil, a corrida de rua nasceu em 1924, em São Paulo, com a primeira Corrida de São Silvestre. Entretanto, a modalidade ganhou mais adeptos no Brasil a partir da década de 1980, no Rio de Janeiro, tendo como principal evento a Meia Maratona do Rio. Hoje, existem milhares de clubes de corredores de rua espalhados pelo País. 

Os eventos mais tradicionais em Pernambuco são a Corrida da Fogueira, a Corrida das Ladeiras Históricas de Olinda e a Corrida das Pontes do Recife, entre outras competições.

Deixe um comentário