Últimas Notícias

CREAS Regional promove debate sobre abuso e exploração sexual de menores

Foto: Fernando Elias

O CREAS Regional (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), sediado em Vicência e que atende a 19 municípios, esteve em Paudalho na tarde de ontem (21), realizando o Cine CREAS no Centro do Empreendedor.

Essa Ação Socioeducativa desenvolvida pelo CREAS faz parte da programação da Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Em Paudalho já aconteceram palestras e passeata com alunos da rede municipal pelas ruas para conscientizar a população.

O Cine CREAS foi dirigido aos pais e mães e educadores da cidade com a exibição de uma animação lúdica e educativa que ilustrava as mudanças de comportamento dos menores que eram abusados sexualmente e apresentava a principal forma de identificação do abuso: a observação e o diálogo com a criança. As educadoras do CREAS abriram o debate para os participantes dividirem experiências e tirarem dúvidas, conscientizando os pais, a partir de exemplos, de que é deles a maior responsabilidade de conversar e ficar atentos ao comportamento dos filhos.Mas, apesar da responsabilização dos pais, as educadoras também ressaltaram o papel dos professores e da sociedade na identificação de casos de abusos através da denúncia. “É importante a denúncia para que o número de casos de abuso intra e extrafamiliar diminuam. E Paudalho está no topo de denúncias, não porque é a cidade que apresenta mais casos, mas por ter uma população que participa das ações que a Prefeitura realiza e que tem consciência da importância de denunciar a exploração contra menores”, falou Elaine Santos, Educadora Social do CREAS Regional.

COMO DENUNCIAR – Dados mostram que 90% dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes são praticados por adultos próximos da família ou de dentro de casa (vizinhos, parentes, pais, irmãos, padrinhos, etc). Por isso as pessoas ficam receosas em denunciar, mas a denúncia é um ato sigiloso e existe várias formas de fazê-la: através do CREAS Regional ou Municipal, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário e ainda através do Disk Denúncia Nacional 100, que recebe os casos e direciona para as autoridades e órgãos competentes da cidade referente à denúncia.

 

Deixe um comentário