Saúde Últimas Notícias

Das 2.782 notificações de microcefalia no Brasil, 1.031 estão em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (22) um novo boletim sobre a microcefalia em Pernambuco. Até o dia 17 de dezembro, 1.031 casos da malformação foram notificados em 98 municípios. As confirmações se mantiveram em 85 casos e os descartados chegam a 28.

A SES também contabilizou os três óbitos que foram confirmados no Recife e em São Lourenço da Mata. Ainda não há a confirmação sobre a relação das mortes com a microcefalia e as causas da morte ainda estão sendo investigadas.

Cristina Mota, secretária-executiva de Atenção à Saúde, apresenta números atualizados da microcefalia em Pernambuco Foto: Lélia Perlim/ Rádio Jornal

Cristina Mota, secretária-executiva de Atenção à Saúde, apresenta números
atualizados da microcefalia em Pernambuco
Foto: Lélia Perlim/ Rádio Jornal

Dentro do número geral, 62% são de bebês do sexo feminino. 95,6% dos registros foram feitos na rede pública.

A secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, comentou sobre as dificuldades em contabilizar os casos. “O número de casos notificados esperava-se que houvesse esse aumento. Embora que esse número proporcionalmente falando, em relação à semana anterior, ele é um número que vem diminuindo”, destacou. “Nos últimos 15 dias toda a rede foi devidamente ativada para que possa fazer o reconhecimento e essa primeira consulta”, completou.

Ela ainda falou sobre uma planilha que está sendo adotada para as notificações. “Estipulamos agora uma planilha padronizada onde, além da informação sobre se foi ou não realizado o atendimento, informações acerca dos exames realizados, informações acerca de alguns achados clínicos nos exames médicos realizados nos bebês para que a gente possa de fato ter essa confirmação ou afastamento da microcefalia”, disse.

O número de gestantes que foram notificadas também aumentou, passando de 58 na última semana para 155 casos em 32 município. Três dessas gestantes com confirmação de microcefalia intraútero.

Da Rádio Jornal

Deixe um comentário