Destaques Economia

Deputados visitam usina da Zona da Mata que passou para o controle dos trabalhadores

Blog do Inaldo Sampaio

Os deputados estaduais Miguel Coelho e Aluísio Lessa, ambos do PSB, estiveram no município de Joaquim Nabuco na última sexta-feira (9) para fazer uma visita técnica à Usina Pumaty. Eles foram conhecer os primeiros resultados da unidade industrial, que foi reativada recentemente por uma cooperativa de fornecedores e trabalhadores do corte da cana após ficar fechada durante dois anos em virtude da crise econômica. Depois de conhecer as instalações da fábrica e o processo operacional, os parlamentares se reuniram com os dirigentes da cooperativa, que se mostraram animados com a produtividade.

Segundo eles, desde a sua reativação a usina moeu 430 mil toneladas de cana e produziu 34,6 milhões de litros de álcool. Apesar desses bons resultados, os dirigentes da cooperativa solicitaram a intermediação dos deputados junto à Secretaria da Fazenda para reduzir o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a produção.

“Ficamos muito sensibilizados com o trabalho feito pela cooperativa na Usina Pumaty, que reaqueceu a economia da Mata Sul com a geração 8 mil empregos diretos e indiretos. É preciso, contudo, garantir a operação e lucratividade do empreendimento e por isso vamos solicitar ao Governo do Estado para avaliar a redução do ICMS”, disse o deputado Miguel Coelho que é também o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. A Usina Pumaty voltou a funcionar em setembro de 2014 após um acordo com o Ministério do Trabalho para o seu arrendamento pela Cooperativa de Fornecedores de Cana (Agrocan). Na última safra, ela teve um faturamento superior a R$ 40 milhões.

Deixe um comentário