Destaques

CARPINA: Descaso e perigo no transporte universitário

Estudantes que utilizam o transporte universitário, oferecido pela prefeitura de Carpina, reclamam do descaso e dos constantes riscos que são submetidos. Além da superlotação, os alunos sofrem com a falta de manutenção dos coletivos, que quebram no caminho quase que diariamente. As margens da estrada, muitas vezes a noite, eles se sentem inseguros em utilizar o serviço, mas sem condições financeiras, são obrigados a recorrer ao transporte municipal em péssima qualidade.

Os ônibus estão sucateados e os motoristas insatisfeitos com os salários. Quem precisa fazer o trajeto para Recife sabe dos riscos que corre, muitos tem que chegar duas horas mais cedo no ponto para garantir um lugar. Sem segurança, ainda são vítimas de assaltos nos pontos de embarque.

As secretarias de educação e de transportes já foram noticiadas, mas a justificativa usada é que a prefeitura não tem obrigação legal com o transporte universitário, apenas com o municipal. Aqueles que denunciam a situação são perseguidos e tem receio de perderem o benefício.

A cada semestre aumenta o número de estudantes e consequentemente a frota não é ampliada. Atualmente dois ônibus são usados no transporte nos horários da manhã e tarde e três a noite. Apesar de já terem sido multados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife os coletivos continuam a circular livremente pela capital, com mais de 80 pessoas. Sem conforto os alunos se sentem prejudicados pela queda na aprendizagem.

 

Além do Recife, a prefeitura de Carpina também oferece transporte universitário para os municípios de Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão e Limoeiro.

Deixe um comentário