A partir da próxima segunda- feira (26) a Escola Pública de Trânsito (EPT) abrirá inscrições para três cursos gratuitos oferecidos pelo órgão. As opções de aulas compreendem entre 12 e 20 horas de programação e envolvem atividades práticas e teóricas.
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 8h30 do dia da inscrição de cada curso através do site da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco (EPT/PE) http://tinyurl.com/7xa26vq. Quem não tiver a acesso à Internet pode procurar a própria EPT, que irá disponibilizar terminais de computadores interligados à rede para a realização de inscrições. A prioridade será a ordem de inscrição dos candidatos.
Para concorrer a uma das vagas o candidato tem que ser habilitado e não possua restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como cassação ou suspensão do direito de dirigir. Para concorrer a uma vaga no curso de pilotagem defensiva é necessário ser habilitado na Categoria ‘A’ (para motociclistas) e para concorrer a uma vaga nos cursos de direção defensiva e mecânica básica para mulheres é necessário ser habilitado na categoria ‘B’ (veículos de passeio). Os cursos, com duração de 20h/ aulas teóricas e práticas, acontecerão ao longo de uma semana completa (cinco dias úteis) entre os dias 04 e 27 de abril.
Na ementa os alunos aprendem sobre legislação de trânsito, noções de cidadania e o contexto da realidade dos acidentes em âmbito estadual e nacional. Nos cursos de pilotagem e direção defensiva, dicas sobre condução em condições adversas, frenagem, frenagem com desvio rápido, curvas e direção eficiente (feita para economizar combustível).
O curso de Mecânica Básica para Mulheres, formado por quatro turmas de 30 alunos, será composto por mulheres que apresentem, ao menos, a habilitação de categoria B (carro de passeio); O de Pilotagem Defensiva irá abranger três turmas de 35 alunos que devem ter ao menos habilitação na categoria A (motocicleta); e os participantes do curso de Prática da Direção Defensiva, que conta com 35 vagas para cada uma das três turmas de alunos, também devem possuir obrigatoriamente CNH habilitada para a categoria B. Ao longo do ano, a autarquia deverá formar 2.920 alunos gratuitamente na EPT.