Educação

Educadores de Paudalho concluem 1° Módulo do Curso de LIBRAS

Foto: Fernando Elias

Nesta sexta-feira (25) no auditório da Secretaria de Educação o encerramento do 1° Módulo do Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais realizado em Paudalho. O Secretário de Educação Diogo Falcão esteve presente no encerramento.

O curso com a duração de seis meses foi incentivado e apoiado pela Prefeitura de Paudalho. Participaram das aulas professoras e diretoras da rede municipal e particular de ensino, além de um guarda municipal que também se interessou em aprender a linguagem dos surdos-mudos.

As aulas foram ministradas pela professora Maria de Lourdes Costa que é Coordenadora Geral do Ensino Especial na cidade de Lagoa do Carro e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e da Universidade de Pernambuco – UPE pelo Programa Especial de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE.Essa foi uma ação muito importante para a cidade e a disposição das professoras em participar do curso provam a necessidade real em sala de aula. “A turma é bastante interessada e eu estou muito feliz de ter ministrado esse curso em Paudalho tendo em vista que a cidade tem uma clientela de alunos especiais nas escolas que precisam de professores capacitados para o trabalho com eles em sala de aula. Paudalho sai na frente na inclusão desse alunos pelo entendimento da importância dessa ação”, falou a professora Lourdes, que em 2007 ganhou o Prêmio Professores do Brasil pelo seu trabalho junto com os alunos especiais.

O Secretário Diogo Falcão parabenizou o empenho e o interesse das professoras ao concluir o 1° módulo do curso de LIBRAS e elencou as ações da Prefeitura na causa dos alunos com necessidades especiais. “As escolas agora dispõem de estagiários que auxiliam o professor em sala para o melhor acompanhamento dos alunos especiais. Nós entendemos a importância de termos professores capacitados que saibam lidar com eles para termos um rendimento e aprendizado melhor e mais eficiente”, falou Diogo Falcão.

O secretário ainda prometeu às alunas que o curso não vai parar no 1° módulo básico, mas que a Secretaria de Educação vai se articular para realizar a continuidade do curso, pois como a professora Lourdes falou, a LIBRAS é um idioma em constante construção e o aprendizado tem que ser continuado.

O momento foi de muita festa e alegria pelo término do módulo. As alunas apresentaram uma música na Língua dos Sinais e uma aluna fez um agradecimento em LIBRAS ao secretário Diogo. Na ocasião do encerramento as alunas receberam o Certificado de Conclusão do Curso da Secretaria de Educação.

 

A professora da rede municipal Jane Cleide de Oliveira Alves falou entusiasmada sobre a importância que o curso tem em sua profissão. “Eu vim aprender LIBRAS pela necessidade da sala de aula e o pouco que eu aprendi eu aprendi bem! Quando damos aula para alunos especiais só a dedicação não é o suficiente; é preciso saber se comunicar com eles e com esse curso a comunicação se torna possível e o aluno vai aprender muito mais e melhor”, falou Jane Cleide.

Deixe um comentário