Destaques

Eleições 2012 – Dúvidas, Documentos e Informações

Foto: Reprodução/ Ilustração

Como todos já sabem, neste domingo (dia 7 de outubro) acontecerá em todo o Brasil o primeiro turno das Eleições 2012. Com a proximidade deste dia, inúmeras pessoas andam tendo inúmeras dúvidas com relação às Eleições. Para tentar ajudar a todos, preparamos aqui uma lista esclarecendo as principais dúvidas das pessoas.

Primeiramente, é importante lembrar quais são os documentos necessários para votar. Neste caso, é preciso apresentar um documento de identificação com foto (como o RG, a carteira de motorista, o passaporte ou a carteira de trabalho). É importante lembrar que não é necessário levar o Título de Eleitor, porém, ele irá facilitar na hora de saber onde votar (caso contrário você terá de ir sessão por sessão para descobrir qual é a sua).

Quem não sabe onde é o seu local de votação também pode consultar a informação pela internet, através do site www.tse.jus.br.Sabendo onde irá votar e quais documentos levar, chegou a hora de saber o horário de funcionamento das sessões. Segundo o TRE, a votação poderá ser realizada das 8:00 às 17:00.

Vale lembrar que no dia é possível levar uma “cola”. O TRE, por sinal, até orienta os eleitores a levarem ela, tanto que disponibilizou até um modelo.

No momento da votação, o eleitor pode entrar na cabine com camiseta, boné, broche ou adesivo político. Apesar disso, é importante lembrar que a manifestação deve ser silenciosa. Está proibido distribuir qualquer material de propaganda ou então tentar influenciar as pessoas no voto.

Na urna, cada eleitor deverá votar em dois candidatos. Um vereador e um Prefeito (nesta ordem). Caso o eleitor vote em branco, é importante lembrar que o voto não é validado e consequentemente não vai para ninguém.

Caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral (cidade onde vota), ele terá de justificar o voto em qualquer lugar de votação. Se não fizer isso no dia 7 de outubro, ele terá 60 dias para regularizar a situação em qualquer cartório eleitoral. No momento da regularização, o eleitor deverá levar os seguintes documentos: Justificativa Eleitoral Preenchida (que pode ser obtida aqui), Documento de Identificação com Foto e Título de Eleitor.

É muito importante que o eleitor que não votar justifique o voto, pois se não fizer isso ele ficará proibido de participar de concursos, além de não poder tirar passaporte, carteira de identidade ou então obter empréstimos em estabelecimentos ligados ao governo.

 

*Com informações da Agência de Notícias

Deixe um comentário